Fundamentação:
O consumo de tabaco representa uma forte ameaça à saúde pública, sendo responsável por cerca de 700,000 mortes por ano na Europa. Apesar destes números, 28% dos adultos europeus são fumadores, implicando com efeito o risco de manter e mesmo aumentar a carga das doenças relacionadas com o tabaco no continente europeu.
As evidências cientificas são consistentes no que diz respeito à eficácia e custo beneficio do tratamento do tabagismo. Os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental na promoção e apoio à cessação do consumo de tabaco. Assim sendo, os conhecimentos e competências para uma intervenção de cessação tabágica são conteúdos multidisciplinares que devem ser aprendidos por todos os profissionais de saúde durante a sua formação. Espera-se que os estudantes da área da saúde adquiram os conhecimentos e as competências necessárias para contribuir para o tratamento da dependência do tabaco, a fim de reduzir a carga das doenças relacionadas com o tabaco.
No entanto, os serviços de cessação tabágica ainda são insuficientes. Um dos motivos é a falta de formação recebida pelos profissionais de saúde durante o seu percurso académico sobre como oferecer ajuda na cessação do consumo de tabaco. Até ao momento, os profissionais de saúde têm adquirido conhecimentos e competências sobre a intervenção de cessação tabágica no âmbito da sua formação continua, a OMS recomenda a integração destes conteúdos nos curricula de todos os profissionais de saúde.
Objetivo:
Pretendemos desenvolver, testar e disseminar um recurso aberto sobre cessação tabágica disponível para todas as instituições de ensino superior de saúde na Europa.
Métodos:
O INSTrUCT é um programa educativo de base teórica que foi criado para ensinar os conhecimentos e as competências necessárias que todos os profissionais de saúde devem adquirir antes de trabalharem em contextos clínicos. O programa irá integrar pedagogias e métodos inovadores que irão ajudar não só os alunos, mas também os educadores. O programa é um recurso educativo aberto (REA) constituído por:
• Curso online com vídeos,
• Área de simulação virtual e
• Manual de implementação para os professores.
Como os enfermeiros são o maior grupo de trabalhadores na área da saúde, será desenvolvido e testado primeiro o INSTrUCT em estudantes de enfermagem de seis escolas de enfermagem de quatro países europeus (Bélgica, Reino Unido, Espanha e Portugal). Estima-se que 180-240 alunos usem o REA.
(Informação traduzida a partir de: https://www.icoprevencio.cat/uct/es/portfolio/instruct-recurso-educativo-innovador-de-aprendizaje-virtual-para-mejorar-el-conocimiento-y-las-habilidades-para-dejar-de-fumar-en-los-grados-de-atencion-a-la-salud-en-la-educacion-superior/ )
Projeto 2019-1-ES01-KA203-064496
ESEnfC | Investigar & Inovar | Projetos Cofinanciados