Tomaram posse, no dia 8 de janeiro de 2019, os membros do Conselho para a Qualidade e Avaliação (CQA) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), órgão que continua a ser coordenado pela professora Manuela Frederico Ferreira, mas cujos demais elementos são novos na função.
Pelo corpo docente da ESEnfC, integram ainda o CQA, Beatriz de Oliveira Xavier, Carlos Melo Dias e Cristina Figueira Veríssimo. Carlos Mata Fernandes Beltrão (pelo corpo não docente), João Miguel Martins Plácido e João Francisco Coelho Ferreira (ambos pelos discentes) foram, também, nomeados para o CQA, pelo Conselho Geral da ESEnfC, sob proposta da Presidente da instituição e ouvidos o Conselho Técnico-Científico, o Conselho Pedagógico e a Associação de Estudantes.
Na cerimónia de tomada de posse, a Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, referiu-se à importância do CQA para a melhoria contínua da instituição e para a transparência dos processos.
Cabe ao CQA a promoção e controlo da qualidade e avaliação da ESEnfC e dos respetivos cursos.
De acordo com os estatutos da Escola, compete ao CQA «a promoção de todas as iniciativas e medidas tendentes à adoção sistemática de uma política de qualidade e respetiva monitorização em todos os setores e áreas de atuação da ESEnfC, induzindo uma cultura e práticas institucionais nesse sentido e garantindo a sua efetiva e permanente concretização».
«Propor a padronização de procedimentos, sempre que se justifique, no sentido da qualidade, devendo elaborar, após colhidos os dados pertinentes junto das instâncias competentes, manuais de procedimentos a utilizar a todos os níveis, depois de validados pelos órgãos com competência legal sobre a matéria» são também atribuições do CQA, segundo a lei orgânica que rege a ESEnfC.
[2019-01-09]