São nove os novos membros do capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International (STTI) - Honor Society of Nursing, que tem por presidente (recém-eleita) a professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Maria de Lurdes Lomba.
Dulce Galvão, Rosa Pedroso, Alberto Barata e Ana Perdigão (professores da ESEnfC), Inês Pereira (presidente da Associação de Estudantes da ESEnfC e enfermeira), Emília Coutinho e Cláudia Chaves (professoras na Escola Superior de Saúde de Viseu), Cristiana Gomes (enfermeira no VillaRamadas - International Treatment Center, em Leiria) e Rui Dionísio (diretor executivo no Agrupamento de Centros de Saúde do Douro II – Douro Sul) são os novos elementos do capítulo sediado na ESEnfC, cuja cerimónia de indução se realizou no dia 9 de outubro de 2017.
Recorde-se que, há cerca de um mês (em setembro), foram escolhidos os novos órgãos sociais do capítulo Phi Xi, tendo Lurdes Lomba por vice-presidente o também professor da ESEnfC, João Alves Apóstolo e, como conselheira, a enfermeira do Aldara Hospital and Medical Center (Arábia Saudita), Sofia Pires Macedo.
Constituído em setembro de 2011, e com um «impacto ainda um pouco circunscrito à zona de Coimbra», o alargamento geográfico do capítulo é «um dos grandes objetivos» para o mandato, afirma Maria de Lurdes Lomba.
Com sede nos EUA, a STTI visa a promoção da liderança em Enfermagem e do desenvolvimento da profissão – na prática clínica, na educação e na investigação –, para melhoria da saúde das populações.
De acordo com a professora Lurdes Lomba, «pretende-se distribuir, recolher e utilizar informações junto dos membros [do capítulo], de modo a implementar atividades relevantes, que vão ao encontro das suas expectativas, quer a nível profissional, quer a nível social».
Por outro lado, é intenção garantir «que todos os membros recebam informação atualizada e pertinente sobre as ferramentas que a sociedade disponibiliza aos seus membros (biblioteca virtual, revista científica, website…), sobre iniciativas de beneficência e solidariedade, atividades de investigação e liderança, e eventos científicos realizados pelo capítulo e pela sociedade honorífica a nível nacional, europeu e mundial».
[2017-10-12]