Desde a apresentação pública da iniciativa, em abril de 2022, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) já realizou quatro cursos de pós-graduação (num total de oito edições) e 13 cursos de curta duração (25 edições), no âmbito do projeto de abertura das academias a novos públicos, Living the Future Academy.
De acordo com um balanço provisório dos resultados da participação da ESEnfC no projeto coordenado pela Universidade de Coimbra (UC) – que terminará em meados de 2026 –, esta oferta formativa, dirigida, sobretudo, a profissionais de Enfermagem e de outras áreas da saúde, mas também a estudantes, abrangeu, até meados deste mês, 268 formandos, 83% dos quais tiveram direito a bolsa de formação Living the Future Academy (total ou parcial).
Recorde-se que o projeto, liderado pela UC – em parceria com a ESEnfC, a Universidade dos Açores, o Instituto Politécnico de Viseu e o Instituto Politécnico da Guarda –, surgiu com o propósito de criar programas e cursos de formação inovadores, adaptados a diferentes segmentos da população e em coordenação com empregadores e organizações económicas, sociais, políticas e territoriais da região Centro. Beneficia, para isso, de um financiamento de quase 16,5 milhões de euros, no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR): programas “Impulso Jovens STEAM” e “Incentivo Adultos”.
Dois novos cursos de licenciatura e sete novos cursos de mestrado, bem como mais de uma centena de cursos curtos não conferentes de grau, no âmbito de oito “academias temáticas” – dedicadas a áreas como soft skills, inteligência digital, robótica, saúde e longevidade, formação de professores, empreendedorismo jovem e sustentabilidade e economia circular –, são metas a alcançar pelo projeto Living the Future Academy.
A ESEnfC está a colaborar no âmbito da Academia de Saúde e Longevidade. Esta academia prevê a criação de 46 cursos não conferentes de grau, «dirigidos a diferentes cuidadores dos setores da saúde (incluindo a formação de médicos internos) e social (nomeadamente no âmbito das respostas sociais ao idoso e da rede de cuidados continuados)».
Três objetivos principais norteiam o projeto Living the Future Academy: «criar oportunidades de formação de jovens STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) e de profissionais», «promover uma estreita conexão entre capacitação, investigação e partilha de conhecimento», e «construir processos de proximidade e coordenação entre a academia, o mercado de trabalho, os territórios e as populações».
Os cursos já realizados pela ESEnfC
- Pós-Graduação em Supervisão Clínica (4 edições)
- Pós-Graduação em Enfermagem Gerontogeriátrica (2 edições)
- Pós-Graduação em Pesquisa Ação-Participativa em Saúde (1 edição)
- Pós-Graduação em Tratamento de Feridas (1 edição)
- Formação Avançada em Dispositivos de Acesso Venoso (2 edições)
- Formação Avançada em "Comunicação e Relação nos Cuidados de Saúde" (2 edições)
- Curso "Desafios de Liderança" (2 edições)
- Curso "Como escrever e divulgar os resultados de investigação científica" (1 edição)
- Curso prático de "Utilização de Software para Estudos Mistos Quali-Quanti" (1 edição)
- Curso “(Re)construir uma Universidade Salutogénica: implementação do modelo PEER-IESS" (1 edição)
- Curso “Atividade e exercício físico: capacitando para um envelhecimento saudável" (1 edição)
- Curso "Enfermagem de Reabilitação à Pessoa com Patologia Cardíaca" (1 edição)
- Curso "Abordagens ao Parto Verticalizado: Da Evidência à Prática Clínica" (2 edições)
- Curso de “Primeira Ajuda em Saúde Mental” (10 edições)
- Curso de Formação em "Cuidados de Saúde Mental e Psiquiatria para enfermeiros que desenvolvem a atividade profissional em múltiplos contextos" (1 edição)
- Curso de Formação em “Supervisão de Ensino Clínico em Cuidados de Saúde Primários” (1 edição)
Novos cursos de curta duração previstos para 2025 já aprovados
- Curso "Perspetiva Sistémica em Enfermagem de Saúde Familiar" (1.ª edição – termina no dia 5 de abril)
- Curso de Formação em “Cuidados de Saúde Multiculturais” (1.ª edição)
- Curso de “Formadores em Primeira Ajuda em Saúde Mental” (1.ª edição)
[2025-03-31]