Notícias
'I have a dream': Presidente da ESEnfC e o centro de simulação clínica multiprofissional




O Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), António Fernando Amaral, afirmou, no dia 17 de março, que tem «o sonho» de «se lançarem os alicerces para a criação de um grande centro de simulação clínica multiprofissional» na cidade, onde «estudantes das várias disciplinas treinam e estudam em conjunto, para depois trabalharem em conjunto».

«I have a dream», exclamou o professor Fernando Amaral quando, ao discursar na sessão comemorativa do Dia da ESEnfC, defendeu que «o futuro do ensino da Enfermagem e da Medicina, sobretudo, passa em grande medida pelo treino em ambientes simulados, eticamente muito mais vantajoso e muito mais efetivo do ponto de vista dos resultados», mas que tal «exige um investimento avultado».

Para o Presidente da ESEnfC, o sonho poderá ser concretizado no âmbito do consórcio do projeto INNOV2CARE, no qual a instituição participa, em conjunto com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC), com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra e com a Universidade da Beira Interior. Um projeto que, disse, «poderá tornar-se num ponto de viragem na formação nas profissões da área da saúde em Coimbra».

Fernando Amaral considera que «não faz sentido Coimbra ter três centros de simulação com redundâncias» e que o Centro Académico Clínico pode, neste aspeto, «ter uma palavra a dizer».

 

“Uma visão do que virá a ser uma escola de futuro”

No conjunto dos projetos em que a ESEnfC está envolvida, «todos eles com uma visão do que virá a ser uma escola de futuro», o Presidente da instituição destacou a forte atividade no Living the Future Academy (projeto liderado pela UC, que tem por objetivo a abertura das academias a novos públicos, jovens ou adultos, para fazerem pós-graduações e microcredenciais), no âmbito do qual a ESEnfC já ofereceu 13 cursos.

Fernando Amaral falou, ainda, da participação da ESEnfC numa parceria com a UC no âmbito da capacitação para a inteligência digital (projeto DIG.INTEL), no contexto do qual «estão previstas microcredenciais sobre “Inteligência Artificial e Tomada de Decisão em Enfermagem” e uma pós-graduação em “Inovação em Saúde: Tecnologias digitais e Inteligência Artificial”».

O Presidente da ESEnfC recordou que a Escola faz parte do consórcio INOV3P (no domínio da inovação pedagógica) e que aderiu ao INOVC+ (para a consolidação de um ecossistema de inovação para a transferência de conhecimento e tecnologia para a economia regional), ambos os projetos coordenados pela UC.

 

Greve dos docentes e decreto-lei que procede à integração na UC marcaram 2024

Para Fernando Amaral, «dois eventos marcaram a vida da Escola» em 2024: a greve dos docentes às avaliações – que, com «razões justas», provocou alguns prejuízos a estudantes, ainda assim minimizados pelo «sentido de responsabilidade de todos os docentes» – e a publicação do decreto-lei que integra a ESEnfC como unidade orgânica de ensino e investigação na UC, «um desejo de muitos anos, com um percurso difícil», mas com «possibilidade de sucesso, sobretudo porque existiam projetos conjuntos das duas instituições, nomeadamente o programa doutoral em associação».

Também em 2024, «decorreu a avaliação da Unidade de Investigação, que correu de uma forma muito positiva», embora «ainda não se saibam os resultados», observou o docente.

Noutro momento do discurso, o Presidente da ESEnfC referiu que «a queda do Governo vai mais uma vez adiar a renovação de um Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior», que «já não serve ao desenvolvimento do sistema de educação superior». E receou, também, um impacto no «compromisso genuíno» do ministro da tutela, Fernando Alexandre, «de resolver uma injustiça com 20 anos que tem a ver com as progressões dos professores na estrutura remuneratória».

 

Aposta na saúde mental dos estudantes

O Presidente da ESEnfC falou, ainda, da manutenção da «aposta no bem-estar dos estudantes e sobretudo na sua saúde mental», enfatizando que a instituição dispõe de «uma equipa de professores e uma enfermeira a tempo integral, dedicada à promoção, deteção precoce, triagem e encaminhamento». Assim como de «uma equipa de médicos e psicólogo a tempo parcial», com a possibilidade de – mediante concurso – a ESEnfC vir a oferecer serviço de psicologia a tempo inteiro.

Por outro lado, realçou o «estreitamento de relações» com parceiros externos, como a Unidade Local de Saúde Coimbra, o IPO ou Unidade Local de Saúde do Mondego.

Manter «a educação com e pela investigação como pilar central» da formação dos enfermeiros, melhorar o conforto e a instalação de tecnologia nas salas de aula, «reforçar» a «diversidade de proveniência dos estudantes» continuando a incentivar a mobilidade para outros países, o recrutamento de mais professores (para «minimizar o efeito das muitas saídas por aposentação»), a admissão de mais investigadores (para projetos de inovação e transferência do conhecimento) e a valorização de alguns assistentes técnicos (que transitaram para a carreira de técnico superior) foram outros aspetos e temas assinalados pelo professor Fernando Amaral.

 

Último aniversário como escola não integrada

A sessão solene comemorativa do Dia da ESEnfC serviu, igualmente, para reconhecer os membros da comunidade académica (homenagens aos funcionários docentes e do corpo técnico e administrativo que completaram 25 anos de serviço e aposentados, mas também palavras de apreço para os que se mantêm no ativo).

Presentes estiveram muitas individualidades, a começar pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, por diretores de três faculdades (Economia, Farmácia e Medicina), por vários presidentes de institutos politécnicos, de escolas superiores de enfermagem e de saúde, por representantes de várias instituições hospitalares e de cuidados primários, também da Cáritas de Coimbra, por autarcas, pela nova chief nursing officer e pelo presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros.

Em 2025, a ESEnfC comemora 144 anos de ensino de Enfermagem. Data de 1881 a criação (a 17 de outubro desse ano) da Escola dos Enfermeiros de Coimbra, primeira no país nesta área profissional e do conhecimento.

O dia 17 de março de 2025 marca o último aniversário da ESEnfC na «condição de escola não integrada».

 

[2025-03-26]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    21
    ESEnfC | POLO B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • MAY
    08
    Presencial: Polo A
    Encontro Anual do Programa de Doutoramento 2025 "Conhecimento em Enfermagem: da construção à criação de valor"
  • APR
    01
    Presencial & Online
    21ª Edição Concurso Regional Poliempreende
  • APR
    01
    Online
    Webinar: Promoting Public and Patient Involvement in Interprofessional Education of Undergraduate Healthcare Students
  • FEB
    07
    Presencial: Pólo C
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA: E 20 anos de financiamento pela FCT