> Beatriz Oliveira desenvolveu com estudantes da Nigéria e do Brasil o projeto CareMinder
A enfermeira recém-licenciada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Beatriz Oliveira, e os estudantes de doutoramento e de mestrado, Adebare Adeleke, Arthur Bastos e Patrick Carneiro, venceram a edição de 2024 da iniciativa Cantanhede Innovation Days (Cantanhede i-Days), organizada, em novembro último, pela Universidade de Coimbra (UC), com um projeto que visa ajudar a prevenir as infeções hospitalares.
CareMinder, assim se designa o projeto vencedor desta 7.ª edição da Cantanhede i-Days, que foi à final do concurso Innovation Days (i-Days), o Winners’ Event, realizado também em novembro, em Budapeste, capital da Hungria e que reuniu estudantes de toda a Europa.
O projeto, desenvolvido por estudantes de diferentes áreas disciplinares – Enfermagem (ESEnfC), Microbiologia e Engenharia Biomédica (UC) –, materializa-se com a criação de um sensor que, através de vibração, avisa os profissionais de saúde para desinfetarem as mãos com regularidade.
Beatriz Oliveira explica que «o objetivo foi desenvolver uma ideia inovadora para a resolução/redução de um desafio global de saúde», no caso «as infeções adquiridas em meio hospitalar».
Assim, a equipa que integrou, «constituída de forma aleatória», desenvolveu «uma ideia inovadora que permite promover a adesão aos protocolos de higienização das mãos e reduzir o número de infeções, com uma tecnologia simples e acessível».
Beatriz Oliveira, também bolseira de iniciação à investigação na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), mostra-se agradecida pelo percurso que fez, até aqui, na ESEnfC.
«O Gabinete de Empreendedorismo [da ESEnfC] tem um lugar muito especial no meu desenvolvimento académico e profissional e, especialmente, no meu interesse pela Inovação e Empreendedorismo. Fui, no meu segundo ano, acolhida no RIIS do projeto "Estudos e Práticas Empreendedoras" e, desde aí, a inovação nunca mais largou a minha vida», refere a bolseira de investigação.
A iniciativa Cantanhede i-Days integra-se na competição estudantil i-Days, promovida pelo EIT Health, comunidade de conhecimento e inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) dedicada a enfrentar os desafios de saúde.
Acessíveis a estudantes de licenciatura e pós-graduação, de todas as áreas académicas, com interesse em inovação em saúde, os i-Days estão organizados em dezenas de programas, de um e dois dias, realizados em instituições de ensino superior de toda a Europa.
Os estudantes que participam nos i-Days recebem uma formação sobre introdução às ferramentas práticas de inovação em saúde e competem em equipas para enfrentar desafios de saúde da vida real, colocados pela EIT Health, mas também por organizações locais, empresas privadas ou startups.
|
[2024-12-13]