A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) voltou a ser galardoada, pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), como Eco-Escola integrada num EcoCampus (com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra) no ano letivo 2023-2024.
A distinção surge como resultado das atividades realizadas com vista à sustentabilidade no seio da comunidade educativa.
A entrega do certificado, da Bandeira Verde Eco-Escolas e da Bandeira Verde EcoCampus, galardões concedidos a outras escolas e instituições, decorreu, no dia 6 de dezembro, numa cerimónia na Escola Superior de Tecnologia do Politécnico de Setúbal.
Lançado, em 1994, pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education - FEE), o Programa Eco-Escolas, que surgiu em Portugal dois anos depois, sob coordenação da então Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), visa encorajar a realização de atividades que contribuam para a melhoria do desempenho ambiental das escolas, reconhecendo e premiando o trabalho feito a esse nível ao longo do ano letivo.
«Ao longo dos anos, tem sido sempre crescente o número de crianças, jovens, professores e escolas a participar, de municípios que apoiam as suas escolas, e de parceiros que apoiam e se envolvem em projetos e atividades», afirma a coordenadora nacional Eco-Escolas, Margarida Gomes, no editorial da edição de outubro do “TerrAzul”, periódico semestral da ABAAE.
De acordo com a responsável, em 2024, momento em que o programa completa 30 anos, «Portugal supera, pela primeira vez, as 2000 escolas galardoadas e avança, de forma cada vez mais consistente, para o envolvimento das instituições do ensino superior, que já iniciou a sua participação há 16 anos, e que agora se consolida no conceito FEE EcoCampus».
A adaptação da metodologia Eco-Escolas às instituições de ensino superior levou ao nascimento do EcoCampus, galardão que, atualmente, distingue 19 estabelecimentos, pertencentes a 12 campi.
A ESEnfC é um dos estabelecimentos signatários da Carta de Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável, documento assinado a 31 de outubro de 2019, que representa a vontade de cumprir «um papel central na evolução para uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caraterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa humana».
[2024-12-18]