A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) venceu o Prémio Erasmus+ 2024 na categoria de Projetos de Mobilidade no âmbito do Ensino Superior.
A distinção, que reconhece o projeto “Mobilidade individual para fins de aprendizagem e cooperação no ensino superior”, cujo impacto e inovação representa uma «boa prática de referência em Portugal», foi atribuída pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
A receber o “troféu”, entregue na II Gala de Prémios Erasmus+, que se realizou no dia 12 de dezembro, em Viana do Castelo, estiveram o Presidente da ESEnfC, Fernando Amaral, e o técnico do Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais da instituição, Carlos Beltrão.
De acordo com o Presidente da ESEnfC, «cerca de 35% dos nossos estudantes fazem uma mobilidade durante o curso, o que é muito relevante» e que resulta de um esforço de investimento acrescido da instituição que, como reforço ao apoio financeiro da Comissão Europeia para este efeito, «tem patrocinado algumas mobilidades, sobretudo para países fora do espaço europeu».
O professor Fernando Amaral salienta que a internacionalização é estratégica no desenvolvimento da ESEnfC, que «organiza as mobilidades de forma a maximizar a ida, mas sobretudo o resultado dessa ida».
«Se há áreas do conhecimento onde a multiculturalidade é importante, a Enfermagem é uma delas», sustenta o Presidente da ESEnfC, ao notar que «ir trabalhar para outros espaços geográficos é bom para a aprendizagem dos estudantes e ajuda nessa visão transformadora».
Também em 2017 a ESEnfC recebeu o prémio de Boas Práticas Erasmus +, como reconhecimento da qualidade imprimida na execução de projetos de mobilidade de estudantes, docentes e pessoal não docente.
Já neste ano, outro projeto europeu liderado pela ESEnfC (em copromoção), que construiu um modelo de formação em Enfermagem em cuidados de saúde multiculturais (o denominado “MulticulturalCare”), conquistou dois galardões atribuídos pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação: o Prémio Inclusivo Erasmus+ 2024, na categoria Ensino Superior (recebido no início deste mês de dezembro), e o Prémio Erasmus+ na categoria de Parcerias de Cooperação no Ensino Superior do ano 2023 (recebido em abril).
[2024-12-16]