A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acaba de receber o Selo de Qualidade Academia Voluntária 2024-2025, distinção atribuída pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) como reconhecimento do trabalho das instituições de ensino superior na promoção ativa do voluntariado.
Trata-se da revalidação deste título, que a ESEnfC já havia conquistado em 2022-2023, e que homenageia mais 15 instituições politécnicas e universitárias.
A entrega do selo de qualidade aconteceu, na última quinta-feira (dia 5 de dezembro), numa cerimónia pública em Cascais, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntário.
Segundo a CASES, entidade responsável pela prossecução de políticas na área do voluntariado, pretende-se que esta distinção «passe a ser uma ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários/as e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania».
De acordo com o regulamento de candidatura ao selo de qualidade, pretende-se, ainda, que esta honra «seja uma ferramenta de qualificação, responsabilização e dinamismo da prática do voluntariado», suscetível de «potenciar uma rede de partilha, que privilegia a monitorização, o reconhecimento e a divulgação de boas práticas, no âmbito da promoção e implementação de projetos académicos de voluntariado em Portugal».
A ESEnfC dispõe, desde 2022, de um Gabinete de Apoio ao Voluntariado (GAV), sendo membro de várias entidades vocacionadas para o voluntariado e para a participação cívica dos cidadãos, como a Academia de Líderes UBUNTU, o Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES), a plataforma Transforma Portugal e a Rede de Voluntariado no Ensino Superior.
A ESEnfC tem, também, parcerias com a Associação Integrar, com o Banco Alimentar contra a Fome, com o Fundo Solidário NEXT (Instituto Universitário Justiça e Paz), com a Cáritas e com o Centro de Apoio ao Sem Abrigo.
A equipa do GAV/ESEnfC é composta pelas professoras Marina Montezuma Vaquinhas (que coordena) e Maria da Alegria Simões, pela assistente social Eva Cristina Lima, pela técnica superior Carla Inês Martins e pelo estudante Duarte Maricato Veloso.
[2024-12-09]