> Fernando Amaral, Gustavo Lopes (melhor média de entrada na licenciatura) e Áurea Andrade
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai lançar, no presente ano letivo, «um prémio de inovação pedagógica que valorizará as boas práticas», revelou o Presidente da instituição, ao intervir na abertura solene das aulas realizada no dia 9 de outubro.
António Fernando Amaral realçou que a ESEnfC «participa no consórcio de um dos centros de excelência para a inovação pedagógica (CEIP)» nacionais, numa referência ao INOV3P, liderado pela Universidade de Coimbra (UC) e de que é instituição copromotora. Um centro que «vai permitir formar pessoas e adquirir os recursos» que facilitarão a introdução de novidade e de mudança, notou o dirigente.
Prevê-se, neste domínio, a incorporação de componentes digitais nos métodos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, assim como a adaptação de salas de aula e outros espaços de ensino a metodologias ativas de aprendizagem, com utilização de recursos tecnológicos e digitais.
«No âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), participamos no consórcio para a modernização da medicina e outras ciências, onde a ideia, já consensualizada, passará pela criação de um centro de simulação multiprofissional, onde será possível, desde cedo, aprender em conjunto para trabalhar em conjunto», referiu, ainda, o Presidente da ESEnfC.
De acordo com o professor Fernando Amaral, «foi também com esta perspetiva, da importância de formar em conjunto as profissões da área da saúde, que aprofundámos a relação com a Universidade de Coimbra e manifestámos junto da tutela a nossa intenção de integração no seio desta universidade».
Integração na UC consumada no 1º trimestre de 2026
Quanto a este processo, que culminou com a aprovação em Conselho de Ministros, no dia 2 de outubro, da proposta de decreto-lei que determina a integração das escolas de enfermagem de Coimbra, do Porto e de Lisboa nas universidades das respetivas cidades, Fernando Amaral afirmou que «a integração [da ESEnfC] estará consumada no 1º trimestre de 2026».
O Presidente da ESEnfC reiterou que «este processo tem vantagem para todos: escola e universidade» e que «o acesso a mais serviços de ação social será uma delas», em concreto «para os alunos».
Ciente de que «os processos de mudança criam angústias e receios», Fernando Amaral deixou a certeza de que a instituição está «a fazer tudo para que este processo decorra sem atropelos, com a garantia de manutenção de todos os postos de trabalho e sem precariedade».
De volta à “pedagogia”, o Presidente da ESEnfC refletiu sobre a importância da cooperação para o progresso e para o bem comum, por oposição ao isolamento.
«O que de relevante nós temos, hoje, em todos os campos da sociedade, da ciência à economia, foi o resultado do trabalho de grupos de pessoas comprometidas, agrupadas em equipas, que souberam e sabem cooperar umas com as outras e que são capazes, com ações, de resolver os problemas mais complexos com que somos confrontados», observou Fernando Amaral, ao defender que é este «o caminho que temos de voltar a encontrar».
«Temos de reaprender a falar uns com os outros, a construir em conjunto», sustentou, ao notar que o «sentido gregário que ajudou a criar inteligência coletiva que nos trouxe até aqui corre o risco de se perder».
Fernando Amaral disse, mesmo, que «cada um quer ficar no seu canto com o seu telemóvel, ficar em casa com o seu PC, na ilusão que está a aprender e a conviver com amigos virtuais, a criar a ilusão do conhecimento com base no que lê nas redes sociais e a entrar em discussões que, na maioria dos casos, não são mais do que expressões de uma ignorância atrevida que coloca em causa o conhecimento científico e a verdade».
Dirigindo-se diretamente aos estudantes da ESEnfC, o Presidente da instituição exortou para que «aproveitem ao máximo cada oportunidade» oferecida, sendo curiosos, fazendo perguntas e debatendo ideias.
Prémios ao mérito académico
No ano letivo de 2024-2025, a ESEnfC voltou a esgotar as vagas na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso, tendo o número de candidatos quadruplicado o número de vagas a concurso (cerca de 73% escolheram a Escola como primeira opção), referiu Fernando Amaral.
No âmbito do programa da sessão de abertura do ano letivo, a ESEnfC entregou um conjunto de prémios (“Prémio António Pinto de Morais" e “Prémios Marta Lima Basto") que visam o reconhecimento do mérito académico dos discentes: o primeiro dirigido a estudantes de Enfermagem de Reabilitação (mestrado) – atribuído à enfermeira Cláudia Matos Lopes – e os últimos para estudantes da licenciatura em Enfermagem com as melhores médias, bem como para o aluno que, no último concurso nacional de acesso ao ensino superior, ingressou na ESEnfC com a maior classificação (17,6).
Intervieram, ainda, na sessão solene, a vice-presidente da Associação de Estudantes da ESEnfC, Francisca Lopes Rodrigues, e a enfermeira diretora da Unidade Local de Saúde de Coimbra, Áurea Andrade (em representação da presidente do Conselho Geral da instituição, Catarina Resende de Oliveira).
"Metamorfose: disciplina, gestão de tempo e desenvolvimento pessoal" foi o título da lição de sapiência, proferida pelo professor coordenador Rui Filipe Lopes Gonçalves.
A cerimónia contou com a atuação da Tuna Académica Masculina de Enfermagem de Coimbra (14h30) e da Tuna (mista) de Enfermagem de Coimbra.
[2024-10-15]