Três estudantes do curso de licenciatura da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) tomaram posse, no dia 16 de outubro, como representantes dos discentes no Conselho Pedagógico da instituição.
São eles Constança dos Santos Neves, Tatiana Inês Godinho Simões (ambas do 4º ano) e Diogo Branco Monteiro (aluno do 3º ano), que se juntam ao quarto elemento do corpo estudantil neste órgão, Francisco Ferraz.
Aquando da tomada de posse, o Presidente da ESEnfC, António Fernando Amaral, sublinhou que a função destes conselheiros tem um pendor fortemente organizacional e representativo dos estudantes, pelo que «os devem ouvir», na medida em que «o Conselho Pedagógico toma decisões colegiais, para informar decisões institucionais e não interesses individuais».
O órgão de gestão pedagógica da ESEnfC é composto por mais quatro elementos, representantes do corpo docente: Hugo Leiria Neves (que preside), Ana Maria Pacheco Mendes Perdigão Costa Gonçalves, Isabel Maria de Assunção Gil e Maria da Alegria Gonçalves Simões.
Pronunciar-se sobre as orientações pedagógicas e os métodos de ensino e avaliação, propor ao Conselho para a Qualidade e Avaliação a realização de inquéritos regulares ao desempenho pedagógico da escola, participando na respetiva análise e divulgação, e promover a avaliação do desempenho pedagógico dos docentes, são algumas competências do Conselho Pedagógico da ESEnfC.
Cabe também a este órgão a pronúncia sobre a criação de ciclos de estudos e sobre os planos dos cursos ministrados, sobre a instituição de prémios escolares, o calendário letivo e os mapas de exames.
São, ainda, atribuições do Conselho Pedagógico propor a aquisição de material didático e bibliográfico, avaliar o sucesso e insucesso escolares e assegurar, em consonância com os outros órgãos da ESEnfC, a ligação dos cursos com o meio profissional e social.
[2024-10-18]