Estudantes, docentes e pessoal técnico e administrativo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) aderiram, hoje, à campanha de sensibilização #HatsOn4CPC (Hats On for Children’s Palliative Care – em português, Pôr um chapéu pelos Cuidados Paliativos Pediátricos), no âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos Pediátricos, que se assinala na segunda sexta-feira de outubro.
A campanha, que visa aumentar a consciencialização sobre a necessidade de cuidados paliativos pediátricos – e sobre a importância dos profissionais de saúde que trabalham essa área, ajudando milhões de crianças a atenuarem o sofrimento causado por doenças crónicas complexas –, é dinamizada, desde 2014 (há já dez anos), pela International Children’s Palliative Care Network.
Estima-se que, mundialmente, mais de 21 milhões de crianças vivam com condições potencialmente fatais e limitantes (70 mil na Europa e 8 mil em Portugal), sendo que apenas 1% tem acesso a cuidados paliativos.
A Rede Internacional de Cuidados Paliativos Pediátricos convida, assim, neste dia, os cidadãos de todo o mundo a “porem o chapéu” por esta causa.
Com esta iniciativa, pretende-se conscientizar os cidadãos para que este tipo de assistência em saúde é um direito humano fundamental, independentemente da idade do doente.
Os estudantes e funcionários da ESEnfC usaram um chapéu e partilharam fotos desses momentos nas redes sociais.
[2024-10-11]