> Capacitar futuros profissionais para influenciarem o setor da saúde é objetivo principal do mandato
O estudante de licenciatura da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Francisco Ferraz, foi eleito presidente da Associação Europeia de Estudantes de Enfermagem (ENSA - European Nursing Student Association), para o mandato 2024-2025.
Francisco Ferraz, membro do Conselho Pedagógico da ESEnfC, vai agora liderar uma organização fundada em 2006 e que tem, atualmente, 16 membros (associações nacionais de estudantes de Enfermagem) em representação de mais de 160 mil estudantes de Enfermagem dos países da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS).
«São muitos» os objetivos para o mandato, mas «o mais importante visa dar voz e representação a todos estudantes de Enfermagem europeus, capacitando-os para influenciar e moldar o futuro da saúde na Europa», afirma o quartanista do curso de 1º ciclo da ESEnfC.
Liderando um quadro executivo composto por mais quatro discentes – também da Alemanha, de Espanha, da Holanda e da Turquia –, Francisco Ferraz pretende, em primeiro lugar, «unir os estudantes de Enfermagem em toda a Europa, fortalecendo as parcerias com as associações nacionais» que os representam, «para promover a colaboração e o crescimento mútuo».
«Promover a inovação e a pesquisa, incentivando oportunidades de investigação para os estudantes, com vista à excelência académica e profissional», ou «facilitar a troca cultural e de aprendizagens, através da organização de eventos que reúnam estudantes de diferentes países europeus, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências na área da saúde», são outros propósitos do mandato que Francisco Ferraz vai agora iniciar.
Por outro lado, para o estudante da ESEnfC, «garantir um futuro sustentável, assegurando a transparência e criando um ambiente que permita o crescimento a longo prazo, mantendo a sua relevância e influência, bem como a estabilidade necessária para as gerações seguintes, é crucial».
Ex-vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Estudantes da instituição de ensino superior que frequenta, Francisco Ferraz conta no currículo com várias outras experiências a nível associativo e académico.
Foi presidente de uma associação de estudantes no ensino secundário, bolseiro de iniciação à Investigação na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), onde participou na iniciativa Rotações de Iniciação à Investigação, coordenador de Investigação da ENSA e membro da Youth4Health Network (Organização Mundial de Saúde).
Sem querer largar o percurso associativo, os planos de futuro de Francisco Ferraz passam por «adquirir experiência ao nível clínico», continuando o «percurso formativo com o mestrado de especialidade e, posteriormente, doutoramento, para conseguir ingressar na vertente académica e sempre ligado à investigação».
Além de Francisco Ferraz, para a eleição para presidente da ENSA, no dia 17 de setembro, concorreu, também, uma estudante de Enfermagem da República da Irlanda.
[2024-09-27]