O Gabinete de Apoio ao Voluntariado (GAV) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza, no próximo sábado (21 de setembro), a 8ª edição da iniciativa “Mondego limpo tem mais encanto”, com início, pelas 9h30, no Centro Náutico do Choupalinho (junto ao Coimbra Stand Up Paddle).
Esta conhecida ação de voluntariado ambiental, já classificada pelo ORSIES - Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior como “prática inspiradora”, começa com a atividade de sensibilização "Ontem, hoje e amanhã!" (10h00), dinamizada por Rita de Almeida, doutoranda em Território, Risco e Políticas Públicas.
Segue-se, meia hora depois, o trabalho de limpeza, a pé ou em prancha de paddle, das margens e do leito do rio Mondego – onde, habitualmente, se acumulam plásticos, garrafas de vidro e outros desperdícios –, numa extensão entre a ponte de Santa Clara e a ponte pedonal Pedro e Inês.
No decurso do programa (que termina pelas 12h30), e sob o mote “Na nossa cozinha não desperdiçamos!”, haverá um showcooking (demonstração de cozinha) com shots e espetadas de frutas.
Uma vez mais, a iniciativa é realizada por voluntários da ESEnfC, com a colaboração de outros cidadãos e parceiros institucionais.
Nesta edição, a ESEnfC conta com o apoio de várias organizações e entidades: Coimbra Stand Up Paddle, projeto des.Liga (Liga Portuguesa contra o Cancro), programa Eco-Escolas, Mercado Abastecedor da Região de Coimbra/Programa 5 ao Dia, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, Associação Mãos à Obra Portugal, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, projeto “A comer é que a gente se entende!” e CoimbraMaisFuturo - Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra.
Além do GAV/ESEnfC, associam-se à iniciativa de voluntariado ambiental o projeto Convidas (que visa conciliar a vida profissional no seio da instituição de ensino superior com a vida familiar, através de espaços de convívio, conhecimento e bem-estar) e a Associação de Estudantes da ESEnfC.
A ESEnfC é signatária da Carta de Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável, que representa a vontade de cumprir «um papel central na evolução para uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caraterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa humana». É, ainda, membro da Rede Campus Sustentável e da Rede de Voluntariado do Ensino Superior, sendo uma das escolas galardoadas com a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas, bem como com a distinção EcoCampus (Polo B).
A ESEnfC foi, também, distinguida com o Selo de Qualidade - Academia Voluntária, honra atribuída pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).
Os interessados em participar na 8ª edição da iniciativa “Mondego limpo tem mais encanto” deverão inscrever-se no formulário online criado para o efeito.
[2024-09-13]