Notícias
Quase 200 formandos de cinco países fizeram curso de revisão sistemática ministrado por investigadores da UICISA: E ao longo de uma década





Mais 11 formandos, três dos quais oriundos da Alemanha e de Espanha, frequentaram, na semana de 15 a 19 de julho, uma nova edição (a 17ª) do JBI Comprehensive Systematic Review Training Program (JBI-CSRTP), curso sobre revisão sistemática conferido pelo Portugal Centre for Evidence Based Practice: a JBI Centre of Excellence (PCEBP), que é acolhido pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Eleva-se, assim, para 196 o número de profissionais que, ao longo de uma década (desde 2014), concluiu esta formação.

Organizado em três módulos – “Introdução aos cuidados de saúde baseados na evidência e às revisões sistemáticas”, “Revisões sistemáticas de evidência quantitativa” e “Revisões sistemáticas de evidência gerada por investigação qualitativa, narrativa e texto” –, o curso permite que os formandos se tornem revisores acreditados pelo JBI, centro internacional de investigação e desenvolvimento sediado na Austrália, que promove e apoia a síntese, a transferência e utilização da evidência científica, com vista à melhoria dos resultados de saúde a nível mundial.

Provenientes de cinco países, sobretudo de Portugal (180) – mas também da Costa Rica (5), do Brasil (5), de Espanha (4) e da Alemanha (2) –, estes quase 200 formandos, investigadores e profissionais da saúde e educação, ficam preparados para desenvolver, conduzir e reportar revisões sistemáticas da literatura, usando o software JBI-System for the Unified Management, Assessment and Review of Information (SUMARI).

Quanto à satisfação com a oferta formativa, Daniela Cardoso, um dos membros do core staff (núcleo principal/equipa permanente) do PCEBP acreditados pelo JBI para ministrar este curso, afirma que, «apesar de os formandos considerarem ser uma semana bastante intensiva de formação e com uma exigência muito elevada, [eles] têm deixado um feedback global bastante positivo», reconhecendo «a importância e utilidade dos conteúdos e das dinâmicas de formação, bem como a perícia dos formadores na área da revisão sistemática».

«De uma forma geral, o curso permite aumentar os conhecimentos e desenvolver competências para a condução de revisões sistemáticas, dando contributos relevantes, nomeadamente, para a concretização de percursos de formação avançada, para a preparação de docentes que lecionam estes conteúdos (em cursos de graduação e pós-graduação) e para promover os cuidados de saúde informados pela evidência», esclarece a investigadora júnior Daniela Cardoso.

Participaram no 17th JBI Comprehensive Systematic Review Training Program investigadores e clínicos da Universidade de Ciências Aplicadas Ravensburg Weingarten (Alemanha), da Universidade de Córdova (Espanha), da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, da ESEnfC, da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia/Hospital de Magalhães Lemos, da Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo, do Hospital Distrital de Santarém e do Hospital Beatriz Ângelo.

Além de Daniela Cardoso, são membros do core staff do PCEBP acreditados para ministrar esta formação sobre revisão sistemática os professores Ana Filipa Cardoso, João Apóstolo (coordenador científico da UICISA: E) e Rogério Rodrigues.

 

[2024-08-28]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    21
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • FEB
    07
    Presencial: Pólo C
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA: E 20 anos de financiamento pela FCT
  • JAN
    24
    Presencial: Pólo A
    Evento multiplicador - Referenciais de competências de comunicação em pediatria: o ensino via plataforma digital
  • DEC
    06
    Presencial (polo B)
    V Seminário Internacional: Assédio(s) no Ensino Superior - projeto (O)Usar & Ser Laço Branco
  • NOV
    27
    Online
    4º Encontro Internacional (Re)Pensar o VIH e Sida - Sigamos o caminho dos direitos!