Mais 311 candidatos conseguiram colocação no curso de licenciatura da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), de acordo com os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024, preenchendo, assim, a totalidade das vagas iniciais disponibilizadas pela instituição.
Segundo os dados ontem divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, a licenciatura em Enfermagem na ESEnfC foi 1ª opção para 225 dos 1092 candidatos que a escolheram (no conjunto das seis opções de par estabelecimento/curso possíveis na candidatura), o que representa 3,51 candidatos para cada lugar.
A média de entrada mais elevada entre os estudantes admitidos na ESEnfC foi de 177,8 valores, enquanto a nota do último colocado foi de 139,0 valores.
Uma análise mais fina revela que a ESEnfC está entre as três instituições com as médias de ingresso mais altas no conjunto dos 21 estabelecimentos públicos que oferecem licenciatura em Enfermagem (todos com uma oferta de lugares inferior à da Escola de Coimbra), logo a seguir às congéneres do Porto e de Lisboa. Note-se, por exemplo, que o 80º candidato colocado na ESEnfC apresentou uma média de 156,0 valores, ou que o 40º teve 163,0 valores.
Integração dos novos alunos entre os dias 9 e 14 de setembro
O período de integração dos novos alunos (1º ano de licenciatura) realiza-se entre os dias 9 e 14 de setembro (ver programa).
O início do 1º semestre do ano letivo acontece, para estes estudantes, no dia 11 de setembro, estando a abertura solene das aulas marcada para o dia 9 de outubro.
As matrículas dos estudantes que agora ingressaram na ESEnfC realizam-se no período de 26 (hoje) a 29 de agosto.
O processo de matrícula e inscrição no 1º ano é realizado através da Internet, em http://candidatos.esenfc.pt, quer à distância, quer na Escola (Polo B).
Para os interessados, a apresentação da candidatura à 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso – que coloca a concurso as vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso, bem como os lugares ocupados na 1ª fase em que não se concretizou a matrícula e inscrição, ou as vagas libertadas em consequência da recolocação na 2ª fase de estudantes colocados na 1.ª fase – ver nota da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) – decorre de 26 de agosto a 4 de setembro.
«Pela segunda vez, o calendário de colocações do concurso nacional de acesso foi antecipado para o final do mês de agosto, garantindo um período mínimo de 15 dias de intervalo entre a colocação da 1ª fase e o início da atividade letiva (até agora inexistente) e as colocações de todos os estudantes colocados pelo CNA durante o mês de setembro. Deste modo, garante‐se o início de atividade letiva praticamente em simultâneo para todos os novos estudantes, evitando a perda de cerca de 3 semanas de aulas para estudantes colocados na 2ª fase e cerca de 6 semanas de aulas para estudantes colocados na 3ª fase», afirma a DGES.
[2024-08-26]