Está de regresso o Curso de Formação em Comunicação e Relação nos Cuidados de Saúde, conferido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), no âmbito da oferta formativa do projeto Living the Future Academy (LFA), que é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os interessados na frequência da 2ª edição deste curso, a decorrer de 16 de outubro a 27 de novembro de 2024, podem inscrever-se (link brevemente disponível) de 15 a 30 de setembro.
Capacitar os profissionais para uma comunicação eficaz nos cuidados de saúde, tendo em atenção conceitos como “cuidados centrados na pessoa e na relação”, “estratégias de comunicação terapêutica”, “empatia e compaixão”, são objetivos desta ação formativa, com uma carga horária total de 125 horas (5 créditos ECTS), que conta com a coordenação da professora da ESEnfC, Ana Filipa Cardoso.
«Formação transformadora. Muito impactante e com elevada aplicabilidade prática. Aprendi imenso sobre mim, mas principalmente sobre a forma de me relacionar positivamente com os outros. Pleno de estratégias, com elevado rigor científico e com aplicabilidade prática imediata. Deveria ser uma formação disponível para todos», refere um dos 20 enfermeiros de vários serviços de saúde no país que frequentaram a 1ª edição do curso.
Para outro formando, trata-se de «um curso que promove a reflexão das práticas com base nas melhores evidências, com conhecimentos úteis e todos passíveis de operacionalizar no contexto prático», sendo que «as dinâmicas de interação têm na génese um ambiente propício à reflexão, num espaço seguro para fazer partilhas identitárias».
“A comunicação em situações específicas” (comunicação de más notícias, abordagem da intimidade e sexualidade, da espiritualidade e da esperança, comunicação com a pessoa impossibilitada de falar e com a pessoa com idade avançada) e a “Influência e negociação” (para a tomada de decisão partilhada) constituem subtemas deste programa formativo.
«Na área da saúde, a comunicação é um elemento vital para nutrir a relação, facilitar os processos de transição e alcançar resultados positivos em saúde. O elemento central do cuidar e diferenciador de cuidados de excelência. A investigação tem demonstrado uma relação positiva entre a comunicação eficaz e resultados em saúde (adesão ao regime terapêutico, capacidade de tomada de decisão, bem-estar, autocuidado, entre outros), assim como com o desempenho dos sistemas de saúde (exemplo da satisfação dos profissionais, do acesso a cuidados e recursos em saúde)», refere a organização do Curso de Formação em Comunicação e Relação nos Cuidados de Saúde.
Esta oferta formativa insere-se no projeto LFA, que é coordenado pela Universidade de Coimbra e do qual fazem parte a ESEnfC, os institutos politécnicos da Guarda e de Viseu e a Universidade dos Açores.
Além de dois novos cursos de licenciatura e de sete novos cursos de mestrado, a criação de programas e cursos de formação inovadores, adaptados a diferentes segmentos da população e em coordenação com empregadores e organizações económicas, sociais, políticas e territoriais da região Centro, são objetivos do projeto LFA, cujo prazo de implementação se estende até junho de 2026.
O projeto LFA é financiado, com quase 16,5 milhões de euros, pelo PRR e pelos fundos europeus Next Generation EU.
[2024-08-09]