A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) dispõe de novos equipamentos no laboratório de simulação em obstetrícia, no Polo B, recentemente utilizados no contexto de formação do 1º Curso "Abordagens ao parto verticalizado: da evidência à prática clínica".
Falamos da uma cadeira de parto (“Multitrac Birth System”), que promove um ambiente para o trabalho de parto fisiológico, proporcionando posições verticais para a grávida, e que permite a participação ativa do companheiro (ou da companheira) em todo o processo. Mas também de uma cama de parto dotada da última tecnologia.
De acordo com a professora da ESEnfC, Júlia Carvalho, que coordenou este curso, no âmbito do projeto Living the Future Academy (financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência), «a vantagem das posições verticais reflete-se na redução do tempo de trabalho de parto, aumentando a competência da mulher, diminuindo o seu esforço, fadiga e dor».
O curso de 30 horas "Abordagens ao parto verticalizado: da evidência à prática clínica" decorreu em maio último e foi dirigido a enfermeiros e enfermeiras especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.
Teve como formadoras as enfermeiras especialistas Andreia Soares e Sandra Souto (Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde).
[2024-07-09]