Notícias
Ideia de negócio para autoadministração de medicamentos vence Poliempreende na ESEnfC

 

 

As enfermeiras recém-licenciadas Ana Gil Pinto e Inga Donici são as grandes vencedoras do Concurso Regional Poliempreende 2024 na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), com um projeto de dispositivo inovador destinado a pessoas com necessidade de administração regular de medicação, bem como para cuidadores informais e até organizações de saúde.

Desenvolvido com a tutoria do professor da ESEnfC, José Hermínio Gomes, o projeto que obteve o primeiro prémio (dois mil euros) foi pensado com o objetivo de «empoderar e tornar as pessoas mais independentes» relativamente à toma de medicamentos, «diminuindo o fluxo de utentes nos centros de saúde» e «dando mais oportunidades de acesso aos cuidados», referem as autoras da ideia de negócio.

O projeto de Ana Gil Pinto e Inga Donici vai, agora, competir, na final do Concurso Nacional Poliempreende (no início de setembro, na Universidade da Madeira), com os principais projetos de vocação empresarial de cada uma das instituições que participam nesta iniciativa, que visa promover a cultura empreendedora no seio dos estabelecimentos de ensino superior politécnico e fomentar a criação de empresas baseadas no conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento regional.

Seis projetos de ideias e planos de negócios foram apresentados na fase regional do Poliempreende realizada na ESEnfC, sendo que três deles (aqueles que obtiveram melhor avaliação) recebem prémios monetários para apoio ao nível da respetiva implementação empresarial.

Em segundo lugar ficou uma inovação na área das máscaras para ventilação. É da autoria de Diana Carvalho, Cátia Duarte, Joel Monteiro, Carolina Anastácio e Ana Oliveira.

Na terceira posição neste concurso ficou o projeto de uma «solução que permite aos profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros, realizarem medições precisas de lesões, de forma conveniente, de acordo com as melhores práticas». Foi apresentado pelos recém-licenciados Bianca Ribeiro, Francisca Coutinho, Helena Neto, Daniela Fortunato e André Martins.

Esta fase final do concurso envolveu a participação de cerca de 20 estudantes do ensino superior e de seis docentes da ESEnfC, ligados ao Gabinete de Empreendedorismo da instituição e à unidade curricular de Inovação e Empreendedorismo em Saúde (disciplina do 4º ano da licenciatura).

Os projetos foram apreciados por um júri constituído por Conceição Alegre de Sá (vice-presidente da ESEnfC), Elisabete Santos (enfermeira adjunta da enfermeira diretora da Unidade Local de Saúde de Coimbra), Gabriela Fernandes (pró-reitora da Universidade de Coimbra para a Área da Inovação e Empreendedorismo), João Moreira (enfermeiro diretor do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil) e Nuno Barbosa (diretor-geral da Vygon Portugal).

 

[2024-07-12]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    21
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • FEB
    07
    Presencial: Pólo C
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA: E 20 anos de financiamento pela FCT
  • JAN
    24
    Presencial: Pólo A
    Evento multiplicador - Referenciais de competências de comunicação em pediatria: o ensino via plataforma digital
  • DEC
    06
    Presencial (polo B)
    V Seminário Internacional: Assédio(s) no Ensino Superior - projeto (O)Usar & Ser Laço Branco
  • NOV
    27
    Online
    4º Encontro Internacional (Re)Pensar o VIH e Sida - Sigamos o caminho dos direitos!