Estudantes e docentes de instituições de ensino superior da Alemanha, da Bulgária e de Espanha participaram, com colegas da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), num exercício de simulação de um cenário de incêndio com diversas vítimas, que visou a aquisição de conhecimentos teóricos no domínio da “Gestão de Situações de Catástrofe”, o desenvolvimento de competências práticas neste domínio de atuação e, finalmente, a reflexão em torno do exercício realizado (debriefing estruturado).
Esta iniciativa de aprendizagem por simulação fez parte integrante de um conjunto de atividades presenciais, realizadas na semana de 13 a 17 de maio, no âmbito de um programa intensivo misto ("Blended Intensive Programme"), denominado “Intervenção comunitária baseada na comunidade” que, até meados de julho, está a ser gerido pela ESEnfC, também com momentos de formação online e com financiamento do programa de mobilidade da União Europeia, Erasmus+.
De acordo com a professora Verónica Coutinho, que coordenou o exercício de simulação, «os estudantes de Erasmus participaram no exercício como equipas de socorro, com a colaboração dos enfermeiros Mário Lopes e Luís Silva, com vasta experiência neste âmbito, e de dois estudantes do mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica - Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica».
Por sua vez, o papel de vítimas foi desempenhado por «estudantes do curso de licenciatura da ESEnfC, caracterizados com diferentes lesões», como «escoriações, queimaduras, fraturas expostas, entre outras».
No exercício de simulação, foi «efetuado o treino de competências de triagem primária, a evacuação das vítimas para um espaço definido de acordo com as prioridades atribuídas, seguida da triagem secundaria, com feedback de dois enfermeiros com experiência na área da catástrofe».
O programa intensivo misto “Intervenção Comunitária baseada na Comunidade”, que atribuirá 6 créditos ECTS aos estudantes nele envolvidos, está a ser coordenado pela professora da ESEnfC, Irma da Silva Brito, da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária.
Identificar os diferentes grupos populacionais e áreas comunitárias a partir dos quais a “intervenção de base comunitária” pode ser desenvolvida, aplicar métodos e ferramentas necessários para identificar os problemas mais relevantes da comunidade de saúde e reconhecer fatores relacionados com problemas de saúde e ambientais, de modo a assistir pessoas em situações de saúde e doença como membros da comunidade, são alguns resultados esperados de aprendizagem/formação.
Participam neste programa estudantes e professores da Universidade de Ciências Aplicadas de Ravensburg-Weingarten (Alemanha), da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Médica de Sófia (Bulgária), da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Huelva (Espanha) e da ESEnfC (Portugal).
Os blended intensive programmes (BIP) são uma nova modalidade de programas de formação, curtos e intensivos, desenvolvidos por um mínimo de três instituições de ensino superior de pelo menos três países aderentes ao programa de mobilidade Erasmus+, que os financia, com o intuito de promover modos inovadores de ensino e aprendizagem, incluindo a cooperação online.
[2024-06-03]