Notícias
Projeto MulticulturalCare liderado pela ESEnfC vence Prémio Erasmus+

 

Coordenadora do projeto, Ana Paula Monteiro, com a vice-presidente da ESEnfC, Manuela Frederico-Ferreira

 

O projeto europeu “MulticulturalCare”, liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), com coordenação da professora Ana Paula Monteiro, foi vencedor do Prémio Erasmus+ na categoria de “Parcerias de Cooperação no Ensino Superior do ano 2023”.

Entregue na Gala Prémios Erasmus+ 2024, que se realizou no dia 9 de abril, na Casa da Cultura da Ericeira, esta distinção, atribuída pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, visa premiar os melhores exemplos de boas práticas selecionados anualmente de entre projetos financiados pela Comissão Europeia (CE), através do programa Erasmus+.

«São projetos que se destacam dos demais, não só pela boa gestão financeira, mas também pela sua relevância em termos de prioridades políticas no campo da educação e formação, e pelos resultados alcançados que podem servir de inspiração para outros», lê-se no website da Agência Nacional Erasmus+.

Trata-se de uma seleção baseada num conjunto de critérios estabelecidos pela CE, como sejam projetos concluídos com uma pontuação (na análise do relatório final) superior a 80%, com desempenho qualitativo relevante nas dimensões “impacto”, “transferibilidade”, “inovação”, “sustentabilidade”, “comunicação” e “gestão financeira”.

E o projeto “MulticulturalCare - Educating students through innovative learning methods to intervene in multicultural complex contexts”, terminado em 2023, «teve uma classificação final de 87 pontos», tendo sido «assinalado pelo avaliador internacional como um projeto de elevada qualidade, o que fez com que automaticamente fosse considerado uma boa prática», refere, com satisfação, a professora Ana Paula Monteiro.

O projeto “MulticulturalCare” (com a referência 2020-1-PT01-KA203-0785302020-1-PT01-KA203-078530), que envolveu profissionais da ESEnfC e de mais duas instituições de ensino superior europeias – UC Leuven-Limburg (Bélgica) e Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha) –, trouxe contributos que permitem «dotar os estudantes de enfermagem europeus de métodos de aprendizagem inovadores para intervir eficazmente em contextos multiculturais e com diversas populações».

Esta equipa internacional desenvolveu «um inovador Modelo de Educação de Enfermagem MulticulturalCare», onde se destacam quatro aspetos: abordagens inovadoras de aprendizagem, competências multiculturais centrais na educação em enfermagem, aprendizagem e intercâmbio colaborativos e abordagem das desigualdades na saúde.

 

Experiências de aprendizagem imersivas e interativas

«O projeto abrange métodos de ensino inovadores, que envolvem os alunos de enfermagem em experiências de aprendizagem imersivas e interativas. Essas abordagens vão além das configurações tradicionais de sala de aula, permitindo que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda da diversidade cultural e seu impacto na saúde. O Modelo de Educação em Enfermagem MultiCulturalCare integra aprendizagem experiencial, cenários de simulação e experiências do mundo real, como programas de imersão na comunidade e rotações clínicas em ambientes culturalmente diversos», refere a equipa do projeto “MulticulturalCare” que, pela ESEnfC, é ainda constituída por Ana Paula Forte Camarneiro, Beatriz de Oliveira Xavier, Aliete Cunha Oliveira e Filipa Santos Ventura.

Por outro lado, «através de módulos de formação abrangentes, os alunos aprendem sobre diversas culturas, crenças e práticas, promovendo a sensibilidade e o respeito cultural».

Sustenta, ainda, a equipa europeia do projeto “MulticulturalCare” que, através da «abordagem colaborativa», se está a facilitar «a troca de conhecimentos entre estudantes de enfermagem, profissionais de saúde, organizações, mentores e professores», o que «promove a aprendizagem mútua, a partilha das melhores práticas e o desenvolvimento de uma rede de apoio comprometida com a competência cultural na área da saúde».

Finalmente, o projeto visa contribuir para a redução das desigualdades na saúde: «Cuidados culturalmente sensíveis levam a melhores resultados de saúde e à satisfação dos utentes, particularmente dos indivíduos de diversas origens e de grupos marginalizados», reflete a equipa liderada pela ESEnfC.


[2024-04-10]


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente