«Desmistificar o medo associado aos cuidados, instituições e profissionais de saúde» foi o objetivo de mais uma edição da atividade "Hospital dos Superpoderes" que, no dia 23 de fevereiro, reuniu 152 crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico no Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra.
Tratou-se de uma iniciativa do projeto de extensão à comunidade "Saúde e Saber: Segredo de Viver", levado a cabo pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), no âmbito da qual, através do recurso à brincadeira, os mais novos podem simular diferentes cenários hospitalares (internamento e bloco operatório) e de cuidados de saúde primários.
As crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 8 anos, levaram brinquedos de casa (bonecos que passaram por meninos e meninas doentes) e, no colégio, interagindo com estudantes de enfermagem que colaboravam na atividade, procuraram imitar algumas situações que exigem cuidados de saúde.
O projeto de extensão "Saúde e Saber: Segredo de Viver” conta com a coordenação da professora da ESEnfC, Lurdes Lomba, e da docente convidada Ana Filipa Sousa.
Nesta atividade, colaboraram, ainda, duas enfermeiras que trabalham nos blocos operatórios do Hospital Pediátrico de Coimbra e do Centro Cirúrgico de Coimbra.
[2023-02-27]