Perto de 200 estudantes do 1º ano do curso de licenciatura da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) participaram, no dia 22 de fevereiro, numa sessão de apresentação de alguns dos locais (cidades, regiões e países) de onde são originários.
A iniciativa, à qual os alunos aderiram voluntariamente – destaque, por isso, para o elevado envolvimento que suscitou –, enquadra-se no programa de acolhimento e integração dos novos estudantes que, com recurso à mentoria e pela primeira vez na instituição, se prolonga por todo o ano letivo, com vista a aumentar o sucesso académico e o bem-estar dos recém-chegados.
Intervieram, como oradores na atividade, perto de 30 estudantes, oriundos das regiões dos Açores e da Madeira, da cidade de Guimarães e de países como Angola, Brasil, Equador, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tome e Príncipe.
O programa de mentoria para acolhimento e integração dos novos estudantes da ESEnfC tem como propósito complementar a receção que é feita aquando da abertura do curso, promovendo a equidade e o sucesso académico, ultrapassando dificuldades geográficas, escolares, pessoais ou culturais, e desenvolvendo sentimentos de bem-estar e de pertença à Escola.
Envolver os estudantes, nacionais e internacionais, de todos os ciclos de estudos e de todos os anos, com foco no desenvolvimento integral, que se traduzirá em competências transversais de âmbito pessoal, social e académico e, bem assim, capacitar os estudantes a tornarem-se mais ativos e autónomos, adaptando-se a diferentes ambientes de aprendizagem, são outros objetivos deste programa, liderado pela vice-presidente da ESEnfC para os assuntos académicos, Manuela Frederico-Ferreira.
Organizaram esta atividade as professoras Anabela Salgueiro e Elisabete Fonseca (coordenação do 1º ano da licenciatura).
[2024-02-23]