Notícias
Estudantes da ESEnfC em aprendizagem internacional colaborativa 'online'

 

 

Trinta estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) – do 3º e 4º ano do curso de licenciatura e de mestrados – participam, a partir de amanhã (31 de janeiro) e até dia 24 de abril, numa iniciativa de aprendizagem internacional colaborativa online que, através de canais digitais, os porá em contacto com colegas de outras cinco instituições de ensino superior europeias.

Em debate, e como matérias de aprendizagem, estarão os temas “Fim de vida/eutanásia/luto”, “Género e diversidade” e “Iniquidades sociais e saúde”.

Intitulado COIL@ESEnfC (acrónimo para Collaborative Online International Learning), este projeto, dinamizado pelo Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais (GRNI) da ESEnfC, é feito em parceria com instituições da Bélgica (KdG University of Apllied Sciences and Arts), Dinamarca (VIA University College), Roménia (University of Medicine and Pharmacy Grigore T. Popa), Finlândia (Diaconia University of Applied Sciences) e Espanha (Universitat Rovira i Virgili).

De acordo com o GRNI/ESEnfC, «a aprendizagem internacional colaborativa online (COIL) é uma oportunidade para interagir com docentes e estudantes, provenientes de outras instituições de ensino superior de áreas geográficas, língua e cultura diferentes», que «proporciona aos envolvidos uma experiência valiosa, onde se desenvolvem processos de ensino e aprendizagem colaborativos, usando ferramentas digitais».

«Este projeto COIL é uma alternativa acessível de viver uma experiência de “internacionalização em casa”, quer para os estudantes, quer para docentes, oferecendo uma oportunidade de enriquecer o conhecimento individual e coletivo, o trabalho em equipa, a comunicação e a língua, a sensibilidade e consciência cultural, a autonomia, as competências digitais», refere o GRNI, que é coordenado pela professora Rosa Moreira.

Os estudantes selecionados, após manifestação de interesse (inscrição), para participação no projeto COIL@ESEnfC, estão sujeitos a avaliação contínua, mediante registo de assiduidade e cumprimento das tarefas propostas, sendo que esta atividade será registada no suplemento ao diploma (documento complementar ao diploma do final de curso).

 

[2024-01-30]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    21
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • FEB
    07
    Presencial: Pólo C
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA: E 20 anos de financiamento pela FCT
  • JAN
    24
    Presencial: Pólo A
    Evento multiplicador - Referenciais de competências de comunicação em pediatria: o ensino via plataforma digital
  • DEC
    06
    Presencial (polo B)
    V Seminário Internacional: Assédio(s) no Ensino Superior - projeto (O)Usar & Ser Laço Branco
  • NOV
    27
    Online
    4º Encontro Internacional (Re)Pensar o VIH e Sida - Sigamos o caminho dos direitos!