Notícias
Estudantes da ESEnfC em aprendizagem internacional colaborativa 'online'

 

 

Trinta estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) – do 3º e 4º ano do curso de licenciatura e de mestrados – participam, a partir de amanhã (31 de janeiro) e até dia 24 de abril, numa iniciativa de aprendizagem internacional colaborativa online que, através de canais digitais, os porá em contacto com colegas de outras cinco instituições de ensino superior europeias.

Em debate, e como matérias de aprendizagem, estarão os temas “Fim de vida/eutanásia/luto”, “Género e diversidade” e “Iniquidades sociais e saúde”.

Intitulado COIL@ESEnfC (acrónimo para Collaborative Online International Learning), este projeto, dinamizado pelo Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais (GRNI) da ESEnfC, é feito em parceria com instituições da Bélgica (KdG University of Apllied Sciences and Arts), Dinamarca (VIA University College), Roménia (University of Medicine and Pharmacy Grigore T. Popa), Finlândia (Diaconia University of Applied Sciences) e Espanha (Universitat Rovira i Virgili).

De acordo com o GRNI/ESEnfC, «a aprendizagem internacional colaborativa online (COIL) é uma oportunidade para interagir com docentes e estudantes, provenientes de outras instituições de ensino superior de áreas geográficas, língua e cultura diferentes», que «proporciona aos envolvidos uma experiência valiosa, onde se desenvolvem processos de ensino e aprendizagem colaborativos, usando ferramentas digitais».

«Este projeto COIL é uma alternativa acessível de viver uma experiência de “internacionalização em casa”, quer para os estudantes, quer para docentes, oferecendo uma oportunidade de enriquecer o conhecimento individual e coletivo, o trabalho em equipa, a comunicação e a língua, a sensibilidade e consciência cultural, a autonomia, as competências digitais», refere o GRNI, que é coordenado pela professora Rosa Moreira.

Os estudantes selecionados, após manifestação de interesse (inscrição), para participação no projeto COIL@ESEnfC, estão sujeitos a avaliação contínua, mediante registo de assiduidade e cumprimento das tarefas propostas, sendo que esta atividade será registada no suplemento ao diploma (documento complementar ao diploma do final de curso).

 

[2024-01-30]


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente