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Estudantes de pós-graduação propõem 13 projetos de pesquisa-ação participativa em saúde


Estudantes do 2º curso de pós-graduação em Pesquisa-Ação Participativa em Saúde (PAPS), ministrado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), apresentaram, no dia 24 de janeiro, treze projetos que assentam nesta abordagem de investigação caraterizada pela preponderância da colaboração entre os pesquisadores e os participantes envolvidos nas intervenções que visam o bem-estar físico, mental e psicológico das pessoas.

Os projetos, quatro dos quais de tese de doutoramento (dois da ESEnfC e dois de universidades do Brasil), centram-se em temas como a cessação tabágica em instituições de ensino superior, a criação de espaços formativos que aumentem o desempenho de “agentes comunitários de saúde”, a adesão das pessoas com diabetes a estilos de vida saudável, ou a promoção do bem-estar na pessoa com ansiedade no internamento de cardiologia.

A melhoria dos processos de transição de cuidados e autocuidado terapêutico em pessoas após enfarte agudo do miocárdio, a articulação entre cuidados de saúde primários e famílias de pessoas internadas com fraturas por fragilidade, ou a cocriação do perfil de eticista para colaboração nas pesquisas experimentais com pessoas, são outros temas dos projetos de PAPS mostrados, numa jornada internacional organizada para o efeito, pelos profissionais que já terminaram o curso.

Também a notificação de doenças ocupacionais em ambiente hospitalar, a redução de risco e danos associados ao uso de álcool, tabaco e outras drogas nas festas juvenis, e a promoção de ambientes salutogénicos e de boas práticas de autocuidado no contexto do ensino, constituem assuntos de projetos a desenvolver seguindo a metodologia da PAPS.

Por fim, há propostas de projetos que visam o empoderamento de pessoas e equipas, em domínios como as competências de comunicação enquanto facilitadoras de relações pessoais e profissionais, mas também para a promoção da resiliência nas pessoas e famílias que vivem a doença oncológica e, ainda, na cocriação de um protocolo de diagnóstico precoce de demências.

Os projetos apresentados foram sujeitos a comentários sobre a respetiva validade e sustentabilidade, por um painel de 18 especialistas de Portugal e do Brasil, em áreas como a Enfermagem, a Medicina, o Direito Biomédico, a Psicologia e a Ética (ver nomes no programa do evento disponível online).

O curso de pós-graduação em PAPS, ministrado pela ESEnfC em parceria com o consórcio científico International Collaboration for Participatory Health Research (ICPHR), insere-se na oferta formativa do projeto Living the Future Academy, que é coordenado pela Universidade de Coimbra e que beneficia de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência e dos Fundos Europeus Next Generation EU.


 

[2024-01-26]


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