Notícias
ESEnfC lamenta falecimento de Marta Lima Basto, a primeira enfermeira portuguesa doutorada

 

 

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) lamenta a morte da enfermeira e professora Marta Lima Basto, cujo incontornável percurso profissional levou a instituição de ensino a criar, em 2014, um prémio de mérito académico com o seu nome, anualmente atribuído aos estudantes de licenciatura com as melhores notas.

O Presidente da ESEnfC, António Fernando Amaral, enfatiza que «a esse prémio» a ESEnfC «juntou-lhe um nome maior da Enfermagem em Portugal, que durante toda sua vida foi referência, não apenas para os que foram seus alunos, mas para todos os que a ouviam e liam».

«Foi um ser humano invulgar e, agora que nos deixa, perdurará o seu exemplo», refere o professor Fernando Amaral.

Nascida em Lisboa, em 1940, Marta Hansen Lima Basto Correia de Frade iniciou a vida académica como estudante de Enfermagem com 19 anos de idade, num percurso que a levou a passar por países como Dinamarca, Estados Unidos da América, França, Canadá, Reino Unido, ou Bélgica.

Em Portugal, foi enfermeira no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, tendo, em 1967, iniciado funções como enfermeira professora na Escola de Ensino e Administração de Enfermagem, de que foi diretora a partir de 1982, e mais tarde presidente da Comissão Instaladora da Escola Pós-Básica de Lisboa.

De 1994 a 2001, foi presidente do Conselho Científico da Escola de Enfermagem Maria Fernanda Rezende, uma das antecessoras da atual Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

Marta Lima Basto foi a primeira enfermeira portuguesa a obter, em 1995, o grau académico de doutor, defendendo a tese (escrita em inglês) “Implementing Change in Nurses Professional Behaviours”. Concluiu o doutoramento no Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa, formação que iniciou na Universidade de Lovaina (Bélgica), quando, à data, tal não era possível em Portugal.

Aposentada desde 2001, Marta Lima Basto passou a dedicar-se integralmente à investigação e a colaborar com os cursos de doutoramento em Enfermagem.

Em 2021, no Dia Internacional da Mulher, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou-a com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.

A enfermeira e investigadora Marta Lima Basto foi, ainda, distinguida com a medalha de ouro de serviços distintos do Ministério da Saúde (2002), com um louvor com distinção da Ordem dos Enfermeiros (2002) e com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública (2004), atribuído pelo Presidente da República, Jorge Sampaio.

 

[2024-01-19]


Eventos
Ver Todos

  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa
  • SEP
    23
    UICISA:E - ESEnfC
    4th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JUL
    15
    Health Sciences Research Unit: Nursing
    17th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    26
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende
  • JUN
    05
    Online
    Seminário - Desafios na Gestão de Resíduos em Saúde: Contributos para o ambiente