Terminou, no dia 13 de dezembro, o Curso de Formação em Comunicação e Relação nos Cuidados de Saúde, ministrado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) no âmbito da oferta formativa do projeto Living the Future Academy, coordenado pela Universidade de Coimbra e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e pelos fundos europeus Next Generation EU.
Frequentado por 20 alunos, enfermeiros em vários serviços de saúde no país, o curso, com uma carga horária total de 125 horas (5 ECTS), visou capacitar os profissionais para uma comunicação eficaz nos cuidados de saúde, tendo em atenção conceitos como “cuidados centrados na pessoa e na relação”, “estratégias de comunicação terapêutica”, “empatia e compaixão”.
Também “A comunicação em situações específicas” (comunicação de más notícias, abordagem da intimidade e sexualidade, da espiritualidade e da esperança, comunicação com a pessoa impossibilitada de falar e com a pessoa com idade avançada) e a “Influência e negociação” (para a tomada de decisão partilhada) constituíram subtemas deste programa formativo coordenado pela professora da ESEnfC, Ana Filipa Cardoso.
Falar deste curso «é falar de formadores de excelência» e «de conhecimento», que levaram a «refletir sobre a prática clínica» dos profissionais que o frequentaram.
Quem o diz é Isabel Morais, enfermeira no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra Francisco Gentil e uma das alunas que concluiu a formação.
«Tenho de dar oportunidade o outro, de quem cuido, na forma como comunico, de ele continuar a ser pessoa, individual que é, em todas as suas dimensões», sustenta a também enfermeira coordenadora do Gabinete de Estomaterapia do IPO de Coimbra.
Mais conscientes quanto a estratégias e a aspetos que devem ser abordados com cuidado aquando da interação com as outras pessoas, os formandos finalizaram com satisfação este percurso, que lhes proporcionou, também, indicações úteis no contexto da relação entre colegas e com a equipa multidisciplinar.
«Na área da saúde, a comunicação é um elemento vital para nutrir a relação, facilitar os processos de transição e alcançar resultados positivos em saúde. O elemento central do cuidar e diferenciador de cuidados de excelência. A investigação tem demonstrado uma relação positiva entre a comunicação eficaz e resultados em saúde (adesão ao regime terapêutico, capacidade de tomada de decisão, bem-estar, autocuidado, entre outros), assim como com o desempenho dos sistemas de saúde (exemplo da satisfação dos profissionais, do acesso a cuidados e recursos em saúde)», conclui o organização do Curso de Formação em Comunicação e Relação nos Cuidados de Saúde, que teve como formadores docentes da ESEnfC, do Politécnico do Porto, da Universidade de Coimbra e da Universidade do Porto.
«A visão mais atual dos cuidados é centrada na pessoa e respeita-a enquanto agente ativo, com liberdade para agir intencionalmente, de se envolver na cocriação de mudanças do seu projeto de saúde», lê-se ainda no texto sobre a fundamentação do curso.
[2023-12-28]