É já a 10ª edição da iniciativa Rotações de Iniciação à Investigação (RII), desenvolvida pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), que procura envolver estudantes de licenciatura em projetos de investigação, ligando a pesquisa científica ao ensino e, desta forma, contribuindo para a formação de jovens investigadores.
Até ao momento, desde o ano letivo de 2014-2015, foram disponibilizadas 500 vagas para as RII, 451 até ao ano académico anterior (2022-2023), das quais 245 (54%) foram concluídas com êxito por estudantes do 1º ciclo de estudos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Em 2023-2024, esta atividade conta com 49 estudantes inscritos, integrados em 28 projetos de investigação, que vão ser orientados por 34 investigadores.
Os jovens que, nesta 10ª edição da iniciativa RII, preencheram os lugares nos projetos de investigação disponíveis para acolher estudantes de Enfermagem da ESEnfC, cujas reuniões iniciaram em novembro de 2023 e que se estenderão até abril de 2024, vão participar em atividades com diferentes durações: 25, 35 ou 45 horas.
«No final da rotação, o estudante apresenta ao coordenador científico da unidade de investigação um relatório (objetivos, atividades, resultados observados, tempo, local), devidamente validado pelo orientador», sendo que «as atividades de RII são registadas em suplemento ao diploma», lê-se na página online da Janela do Jovem Investigador.
A UICISA: E mantém uma cadeia integrada de preparação de investigadores, que começa com a oportunidade dada aos estudantes da licenciatura de desenvolverem atividades em equipas de investigação (iniciação à investigação) e que se estende aos mestrandos e doutorandos de politécnicos e universidades nacionais e estrangeiras (investigação avançada).
Atualmente, a UICISA: E conta com uma equipa de 218 investigadores (150 integrados doutorados, 26 integrados não-doutorados e 42 colaboradores).
Estruturada em três grupos de investigação – “Formação de Profissionais de Saúde e Educação para a Saúde”, “Bem-estar, Saúde e Doença” e “Sistemas e Organizações de Saúde” –, a UICISA: E foi avaliada, em 2017/2018, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, mantendo a classificação final que já lhe fora atribuída em 2013, de “Muito Bom”.
Os 28 projetos que acolhem estudantes na 10ª edição das RII:
- A promoção do cuidado centrado na pessoa com doença oncológica em regime de ambulatório
- Antes Que Te Queimes
- Ciência cidadã: do fazer ao comunicar ciência na ótica do cidadão
- Conforto: avaliação e intervenção
- Cuidados à pessoa com ferida: aplicação tópica de oxigénio
- Desenho e viabilidade de um programa de intervenção de enfermagem centrado na família do recém-nascido prematuro no pós-alta de uma Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais
- Eixo Estratégico de desenvolvimento da UICISA: E para a Síntese e Implementação da Ciência
- Eixo Estratégico de desenvolvimento da UICISA: E para a Investigação experimental e aplicada em tecnologias de cuidados de saúde
- Envolvimento do cidadão para a implementação da ciência cidadã – da conceptualização à operacionalização
- Estilos de vida em estudantes do ensino superior
- ETHCOM - Strengthening the ethical competence of future nurses and midwives: An inter-professional action-learning project on experiential training methods
- Famílias que integram pessoas dependentes no autocuidado: estudo exploratório de base populacional no concelho de Coimbra
- História, Saúde e Género, Espanha, Portugal e Brasil (HISAG-EPB)
- Impacte de uma intervenção multimodal nas práticas de cateterização periférica por enfermeiros
- Intervenção combinada de exercício físico e terapia de reminiscência para pessoas mais velhas em contexto institucional
- Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar
- Prática de Enfermagem Avançada em Saúde Reprodutiva e Perinatal
- Preocupações maternas em mães primíparas durante os primeiros seis meses de pós-parto
- Projeto Poliempreende
- Promoção da atividade física na comunidade académica de uma Escola Superior de Enfermagem
- Promoção da saúde mental materna perinatal - Da evidência científica à construção de um protótipo de intervenção culturalmente sensível em cuidados de saúde primários
- Raciocínio Clínico dos Enfermeiros em Unidade de Cuidados Pós-anestésicos: Contributos para Gerir a Incerteza
- Reconhecimento social dos enfermeiros: realidade portuguesa
- Segurança do doente: Estudo multicêntrico para avaliação do risco associado às práticas de enfermagem
- Simulação no Ensino de Enfermagem
- Transição para a grã-parentalidade (Tese doutoramento)
- Transições Complexas e Literacia em Saúde no Atendimento a Populações Migrantes e Refugiados
- VCC: Viver com Coração
[2023-12-28]