Cerca de 620 euros que foram angariados, entre os dias 4 e 7 de dezembro, no âmbito do “Mercadinho de Natal Solidário ESEnfC”, «serão aplicados, da forma mais justa possível, junto dos estudantes que mais precisam».
A garantia é dada pelo Gabinete de Apoio ao Voluntariado (GAV) A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), responsável pela organização da iniciativa que visou apoiar estudantes que frequentam a instituição que se encontram em situação de carência económica.
De acordo com o GAV, «o sucesso da iniciativa» deveu-se à «contribuição de todos» os membros da comunidade educativa que se envolveram no projeto, quer doando objetos, quer adquirindo bens «por valores muito superiores» aos marcados nos produtos em exposição e «sem esperar o troco», quer, ainda, apoiando a realização da atividade com «objetos natalícios fabricados especialmente para o Mercadinho».
A receita resultante da venda, a preços reduzidos, de um conjunto diversificado de bens doados por colaboradores – livros, discos, roupa e calçado em bom estado, bijuteria, objetos decorativos, decorações de Natal, velas, sabonetes e saquinhos de tecido foram alguns exemplos –, é canalizada para o Fundo Solidário da ESEnfC, destinado a ajudar estudantes com necessidades a nível económico.
Antes do “Mercadinho de Natal Solidário ESEnfC”, já o GAV havia promovido a “Feira do Livro Solidária - um livro por um bem alimentar”, realizada pelo GAV em outubro de 2023, cujos proventos – oito sacos com géneros e produtos de higiene pessoal – foram, também, distribuídos por estudantes da instituição, devidamente identificados pelo Serviço de Ação Social.
Colaboraram nestas ações, além do GAV, três outras estruturas da ESEnfC: o projeto Eco-Escolas, o Gabinete de Empreendedorismo e o projeto Convidas, que visa conciliar a vida profissional com a vida familiar em espaços de convívio, conhecimento e bem-estar.
GAV a contribuir para a melhoria da saúde e do bem-estar social
«Enquanto instituição de ensino superior, responsável por qualificação de alto nível na área da saúde e pela produção e difusão do conhecimento, a ESEnfC procura que a sua comunidade académica se relacione com a sociedade e que o conhecimento produzido seja integrado no quotidiano das populações, contribuindo para a melhoria da saúde e do bem-estar social», afirma o GAV/ESEnfC.
É neste contacto direto com a sociedade que o GAV colabora em iniciativas dirigidas à comunidade envolvente, como a 14.ª Edição da Campanha Vamos Aquecer Coimbra, lançada por estes dias pela Associação Integrar, e que se destina à angariação de bens necessários nos giros de rua, para distribuição pelas pessoas em situação de sem-abrigo. Cobertores, agasalhos, cevada, leite, açúcar, copos e guardanapos de papel são produtos sempre necessários para esta causa.
Recentemente, a comunidade educativa da ESEnfC ofereceu 130 pares de meias ao Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) - Delegação de Coimbra, no âmbito da campanha feita por esta organização, “Um pé de meia para o inverno”.
Também em dezembro, entre 1 e 3, representantes da comunidade académica da ESEnfC participaram como voluntários na campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, sob o mote “A sua ajuda pode ser o que falta à mesa de uma família”.
«Promover a prática do voluntariado junto da comunidade educativa, como exercício de responsabilidade social e de cidadania ativa, para uma sociedade mais justa e equitativa», é a missão do GAV/ESEnfC.
Inserida na Unidade de Extensão - Prestação de Serviços à Comunidade, da ESEnfC, esta estrutura visa, entre outros propósitos, promover, apoiar e dinamizar iniciativas de voluntariado no seio da instituição e na comunidade mais abrangente, incentivando o desenvolvimento de ideias e de projetos nas áreas social, da saúde e da educação, mas também ao nível científico, cultural, ambiental, desportivo, lúdico e de bem-estar animal.
A equipa do GAV/ESEnfC é, atualmente, composta pelas professoras Marina Montezuma Vaquinhas (que coordena) e Maria da Alegria Simões, pelas técnicas Carla Inês Martins e Eva Cristina Lima (assistente social) e pelo estudante Duarte Maricato Veloso.
[2023-12-22]