Com imagem renovada e apenas em versão digital, está de volta o boletim MEMO, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), que neste nº 23 mantém as secções originais – algumas “itinerantes” – e o mesmo género de conteúdos, dando visibilidade às atividades e projetos desenvolvidos, tanto no seio da instituição, como em colaboração com entidades parceiras.
Disponível online, a última edição do MEMO, que abarca temas respeitantes a um período semestral, traz entrevistas ao Provedor do Estudante da ESEnfC – Manuel Chaves diz-nos, por exemplo, que «uma comunidade escolar ativa pressupõe que estudantes e professores se envolvam na vida académica de forma proativa e não corporativista» –, à professora Isabel Gil (em torno do programa “Terapia de Reminiscência”, que é dirigido à população idosa com declínio cognitivo) e à estudante Bianca Xavier, sobre as motivações para a sua primeira obra literária, Mitos e Amores (edições Hórus).
Outro destaque do MEMO nº 23 vai para o Dia da Escola, com o Presidente Fernando Amaral a pedir uma resposta urgente da tutela para a “injustiça” no sistema de progressões dos docentes.
Nesta última edição do boletim institucional da ESEnfC são, ainda, noticiados temas como a entrega à escola do Selo de Qualidade Academia Voluntária, a formação de chefias de Enfermagem na Guiné-Bissau, o estreitar da cooperação com Moçambique, ou a atribuição do 1º prémio do concurso Poliempreende na ESEnfC a um dispositivo médico para análise à urina concebido por estudantes finalistas da licenciatura.
Ao longo de 54 páginas (capas incluídas), não faltam os habituais espaços dedicados aos projetos e a funcionários da ESEnfC.
Estão ausentes deste número as secções (“itinerantes”) Investigação, Biográficas, Alumni e Outdoor, que continuarão a poder integrar futuras edições do MEMO.
Publicado desde 2007, o boletim MEMO é dirigido a toda a comunidade educativa da ESEnfC, aos antigos estudantes, aos stakeholders (partes interessadas pela atividade da escola) e demais públicos externos.
O MEMO nº 23 está disponível na plataforma issuu e também no website da ESEnfC.
[2023-11-07]