A professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Manuela Frederico, é um dos cinco membros nomeados para integrar a Comissão Executiva do projeto RACSDATA do Observatório do Ensino Superior da Saúde em Territórios de Língua Portuguesa (OESSP), lê-se no último boletim da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), ontem publicado.
De acordo com a informação ali difundida, esta comissão executiva «tem como principal objetivo a concretização dos Censos 2023 (RACSDATA), um projeto que pretende caraterizar a base social e académica da RACS através de dados dos seus membros associados, com vista ao conhecimento mais aprofundado e rigoroso possível da identidade da RACS, da sua evolução e tendências de desenvolvimento».
Nomeada pela Direção da RACS, a Comissão Executiva do projeto RACSDATA é composta por cinco membros, quatro de Portugal – além de Manuela Frederico, também Anna Quialheiro (CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário), Daniela Simões (Escola Superior de Saúde Santa Maria) e Cristina Baeta (Escola Superior de Saúde do Politécnico Porto) – e um do Brasil: Túlio Franco (Universidade Federal Fluminense).
Criada em 2016, a RACS, da qual a ESEnfC é membro associado, tem por missão «promover a formação e a cooperação científica na área das ciências da saúde, entre instituições de ensino superior e centros de investigação de países e comunidades de língua portuguesa». Tem como membros efetivos 51 entidades de oito países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Manuela Frederico, vice-presidente da ESEnfC, foi coordenadora do Conselho para a Qualidade e Avaliação da ESEnfC (entre 2006 e 2022) e é presidente da Comissão Setorial para a Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade.
A professora coordenadora na ESEnfC é pós-doutorada em Ciências Empresariais (2012) pela Universidade do Porto, doutorada em Ciências Empresariais - área de Organização e Políticas Empresariais (2005) pela Universidade do Minho (com a tese "Empenhamento Organizacional de Profissionais de Saúde em Hospitais com Diferentes Modelos de Gestão") e mestre em Gestão e Economia da Saúde (1998) pela Universidade de Coimbra.
[2023-10-20]