Professor António Pinto de Morais (1953-2022)
Foi recentemente criado e vai, amanhã, ser entregue, durante a sessão solene de abertura do ano letivo de 2023-2024 na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o Prémio António Pinto de Morais, destinado a promover e a reconhecer o mérito académico dos estudantes de Enfermagem de Reabilitação.
O prémio, de 700 euros, é atribuído ao/à finalista do mestrado nesta área de especialização que, no último ano letivo, concluiu o curso com a melhor classificação, sendo o seu valor patrocinado integralmente pela família do antigo docente da instituição que lhe dá o nome: António Pinto de Morais, professor coordenador na ESEnfC, desde cedo ligado à Enfermagem de Reabilitação e que faleceu em novembro de 2022.
Esta distinção surge, também, como homenagem ao professor que, na ESEnfC, foi vice-presidente do Conselho Científico, coordenador da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Reabilitação e membro do Conselho Técnico-Científico (antes, na ex-Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, foi vogal da Comissão de Gestão, subdiretor da Escola, membro do Conselho Consultivo e membro da Assembleia de Escola).
«António José Pinto de Morais foi professor coordenador da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, onde se notabilizou como um professor e um homem de exceção. Pelas suas qualidades científicas, pedagógicas e humanas, foi sempre reconhecido pelos seus estudantes e pelos seus pares. O seu percurso académico terminou com a obtenção do grau de doutor [em "Nuevos contextos de lntervencion Psicológica, Salud y Calidad"] pela Universidade da Extremadura. A sua ligação à Enfermagem de Reabilitação e a vontade da família fazem com que este prémio seja considerado como relevante por todos os órgãos consultados», lê-se no regulamento do galardão.
[2023-10-09]