O Gabinete de Apoio ao Voluntariado (GAV) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai organizar, nos dias 11 (Polo A) e 12 (Polo B) de outubro, a iniciativa “Feira do Livro Solidária - um livro por um bem alimentar”, cujos proventos serão distribuídos por estudantes da instituição carenciados.
Numa primeira fase, está a decorrer, entre os dias 25 de setembro e 9 de outubro, a recolha de livros utilizados (como por exemplo, romances, banda desenhada, ficção científica, ou policiais).
O GAV/ESEnfC convida todos os membros da comunidade educativa a doarem obras impressas usadas, e em bom estado, de que possam prescindir – poderão depositá-las em caixas colocadas nos átrios dos edifícios escolares para esse efeito –, bem como a visitarem, depois, a feira, «adquirindo um livro usado em troca de um bem alimentar ou de higiene».
Os géneros alimentares e produtos de higiene pessoal reunidos serão entregues a estudantes carenciados, devidamente identificados pelo Serviço de Ação Social da ESEnfC.
Promover a «sustentabilidade e economia circular, o encorajamento do gosto pela leitura e, naturalmente, a solidariedade com quem precisa», são objetivos desta iniciativa do GAV/ESEnfC, à qual se associam o Programa Eco-Escolas, o projeto Convidas e o Gabinete de Empreendedorismo.
De acordo com GAV/ESEnfC, «o voluntariado no ensino superior é uma oportunidade para o desenvolvimento de competências transversais dos seus estudantes e uma resposta de cidadania da comunidade académica».
«Enquanto instituição de ensino superior, responsável por qualificação de alto nível na área da saúde e pela produção e difusão do conhecimento, a ESEnfC procura que a sua comunidade académica se relacione com a sociedade e que o conhecimento produzido seja integrado no quotidiano das populações, contribuindo para a melhoria da saúde e do bem-estar social», lê-se na página do GAV no website da ESEnfC.
[2023-09-26]