Os 13 estudantes que concluíram com sucesso (100% dos candidatos admitidos) a primeira edição da pós-graduação em Enfermagem Gerontogeriátrica ministrada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), no âmbito do projeto Living the Future Academy, apontaram, «como sugestão de melhoria, o aumento do número de horas letivas», de modo a «criar [mais] espaços de análise e discussão de casos práticos».
Os enfermeiros que frequentaram esta oferta formativa, a maioria dos quais a trabalhar em serviços hospitalares, demonstraram, também, «grande satisfação com o curso», tendo, «na avaliação final», destacado «a qualidade do programa, a articulação entre as unidades curriculares, a aquisição de competências gerontogeriátricas e a relação pedagógica que se estabeleceu entre os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem».
Quem o revela, agora, é a coordenadora da formação, professora Maria de Lurdes Almeida.
Para a também coordenadora da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem do Idoso, da ESEnfC, «a pós-graduação em Enfermagem Gerontogeriátrica refere-se a uma área especializada da enfermagem que traz várias vantagens para os profissionais que cuidam de adultos mais velhos e idosos com necessidades complexas de saúde».
Explica a docente que «algumas das vantagens desta pós-graduação incluem conhecimento especializado sobre o envelhecimento e as doenças relacionadas, melhores oportunidades de carreira, cuidado centrado na pessoa idosa, atualização científica e reconhecimento profissional».
«Com esta formação, os profissionais adquirem competências avançadas e conhecimentos específicos para lidar com os desafios da longevidade (na pessoa, família e cuidadores), contribuindo para uma prática de enfermagem mais qualificada e direcionada», sustenta, ainda, Maria de Lurdes Almeida.
A coordenadora do curso de pós-graduação em Enfermagem Gerontogeriátrica considera «fundamental aprimorar a expertise em enfermagem gerontogeriátrica, com cursos de pós-graduação e/ou programas de mestrado», formações que podem «fornecer aos enfermeiros uma compreensão mais profunda das questões relacionadas com o envelhecimento, práticas baseadas em evidências, pesquisa e gestão do cuidado das pessoas no seu processo de envelhecer».
Esta nova pós-graduação em Enfermagem Gerontogeriátrica insere-se na oferta formativa criada no âmbito do projeto Living the Future Academy, coordenado pela Universidade de Coimbra, e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelos Fundos Europeus Next Generation EU, estando especificamente enquadrada no Incentivo Adultos – investimento RE-C06-i03.
O curso está acreditado (até janeiro de 2025) pela Comissão de Acreditação e Creditação de Atividades Formativas da Ordem dos Enfermeiros.
Concluída (no dia 7 de julho) a primeira edição da pós-graduação em Enfermagem Gerontogeriátrica da ESEnfC, o início do próximo curso está agendado para fevereiro de 2024
[2023-07-25]