Estarão, segundo se espera, prontas no 1º semestre do ano letivo de 2023-2024 e prometem trazer mais conforto, assim como novos espaços e equipamentos, aos beneficiários da Residência de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e do refeitório situados no edifício do Polo C (Rua Dr. José Alberto Reis).
Falamos das obras em curso, iniciadas já em abril, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, na sequência do contrato-programa assinado entre a ESEnfC e o Governo de Portugal no âmbito do Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior.
Desde a reabilitação das fachadas do edifício, através de isolamento térmico pelo exterior, até à remodelação dos espaços de utilização comum (copas, lavandarias e casas de banho), à aquisição de equipamentos (máquinas de lavar com sistema de moedeiro, fornos e micro-ondas, têxteis para os quartos e pontos de acesso WI-FI), à substituição das caldeiras a gás por bombas de calor e à reorganização do espaço da cantina, são muitas as intervenções para requalificação dos pisos 0 e -1.
No piso 0, por exemplo, no espaço da cantina, está a proceder-se a uma reorganização da área atualmente ocupada pela cozinha, refeitório e zonas de serviço afetas, aproveitando os espaços devolutos e requalificando espaços e equipamentos, de forma a permitir uma linha de serviço do refeitório reposicionada e ampliada, com espaço para receção das refeições pré-preparadas e armazenamento de loiça limpa, bem como uma área de refeitório com 150 lugares extensível a 200.
Também no piso 0, pretende-se oferecer espaços de refeição flexíveis e polivalentes, para estudo e atividades sociais.
Já no piso -1, vai ser criado um espaço de uso polivalente associado ao Centro de Estudo e Promoção do Bem-Estar, partilhando com este uma zona de receção, também nova, e separando claramente as zonas de serviço das zonas de lazer.
É nesse sentido que será deslocada a oficina de manutenção e arrumos para junto da atual lavandaria, sendo que a oficina será também requalificada para os trabalhos de apoio à manutenção da Residência da ESEnfC.
Ainda no piso -1, será criada uma lavandaria para uso de todos os residentes, que estará equipada com seis máquinas de lavar e seis secadores semi-industriais com pagamento por cartão.
A nova lavandaria vem substituir as lavandarias dos pisos da Residência, que serão convertidas em salas de estar e de estudo.
Atualmente, a Residência de Estudantes da ESEnfC tem capacidade para 140 residentes.
[2023-06-30]