Oito docentes “incoming”, provenientes da Europa e da América, estiveram, na última semana, em mobilidade na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), tendo podido conhecer a instituição, os cursos em desenvolvimento, os projetos de investigação e de extensão, bem como a atividade de internacionalização do estabelecimento de ensino que os acolheu.
Chegaram, num primeiro momento, quatro professoras, provenientes da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil (Luciara Fabiene Sebold e Lúcia N. Amante), da Yeditepe University, na Turquia (Çağla Ünal), e da Hipolit Cegielski State University of Applied Sciences in Gniezno, na Polónia (Aleksandra Jankowiak-Bernaciak).
Juntaram-se-lhes, depois, outros quatro elementos. Da Facultad de Enfermeria y Rehabilitación da Universidad de La Sabana, na Colômbia (Leydy Karina Soche Monsalve), da Universidade de Alicante, em Espanha (Carmen Solano-Ruiz), da Universidade Federal da Bahia, no Brasil (Elaíne de Oliveira Sousa), e ainda do Conselho Federal de Enfermagem Cofen/CAPES do Brasil (Neyson Freire, gestor do programa de mestrado e doutorado).
Acolhidos pelo Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais (GRNI) da ESEnfC – na foto em cima, a respetiva coordenadora, professora Rosa Moreira (2ª), e o técnico Carlos Beltrão (4º) –, os docentes visitantes estiveram na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), no Centro de Simulação do Polo A e nos laboratórios de práticas simuladas no Polo B, tendo-se reunido com professores e investigadores da organização anfitriã.
Com objetivos diversos, os docentes estrangeiros puderam, ainda, participar num momento cultural com visita guiada à Universidade de Coimbra, visitar o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
[2023-06-26]