Ação é realizada numa extensão compreendida entre a ponte de Santa Clara e a ponte pedonal Pedro e Inês
O projeto “Mondego limpo tem mais encanto”, levado a cabo pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), foi recentemente considerado prática inspiradora de responsabilidade social.
A iniciativa de voluntariado ambiental, através da qual a ESEnfC promove, com a ajuda de vários parceiros institucionais, a limpeza das margens do rio Mondego, contribuindo de igual modo «para fomentar uma cidadania ativa e boas práticas ambientais junto dos voluntários», figura no livro Práticas inspiradoras de responsabilidade social, editado, em 2023, pelo Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES).
Nesse documento é referido que a iniciativa “Mondego limpo tem mais encanto” – que foi distinguida juntamente com outras 22 práticas desenvolvidas por instituições de ensino superior – resulta (avaliação de impacto) numa «maior sensibilização por parte da comunidade educativa e de todos os intervenientes para as questões ambientais», assim como na «melhoria da qualidade do leito do rio e suas margens, pelo lixo recolhido em cada iniciativa (cerca de 12 sacos de 30l /iniciativa)».
Compreender a importância da água como recurso essencial à vida na Terra, sensibilizar a comunidade educativa e a sociedade civil para práticas mais sustentáveis, assim como para a importância de colocar o lixo nos contentores adequados, preservando o ecossistema, são alguns objetivos desta atividade, habitualmente realizada numa extensão compreendida entre a ponte de Santa Clara e a ponte pedonal Pedro e Inês, enunciados no documento Práticas inspiradoras de responsabilidade social.
Reforçar comportamentos que influenciam a comunidade envolvente
Pode, ainda, ler-se neste livro que, «pela partilha de experiências entre os vários atores, [a iniciativa] permite também fomentar e reforçar comportamentos que influenciam a comunidade envolvente, formar cidadãos mais responsáveis e promover o desenvolvimento de soft skills».
Impulsionado pela Fórum Estudante, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o ORSIES é uma rede colaborativa de instituições de ensino superior que existe desde 2017 e que visa fomentar a responsabilidade social através da troca de experiências e partilha de práticas.
A ESEnfC é signatária da Carta de Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável, que representa a vontade de cumprir «um papel central na evolução para uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caraterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa humana». É, ainda, membro da Rede Campus Sustentável e da Rede de Voluntariado do Ensino Superior, sendo uma das escolas galardoadas com a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas e uma das 29 instituições de ensino superior membros do ORSIES.
Em 2022, a ESEnfC foi umas das 12 instituições de ensino superior distinguidas com o Selo de Qualidade - Academia Voluntária, honra atribuída pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) aos estabelecimentos que, pelo menos nos dois anos anteriores, implementaram e impulsionaram políticas de promoção ativa do voluntariado.
[2023-06-06]