As professoras da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Conceição Alegre e Eva Menino, são coautoras do livro "Saúde Pública em Portugal - Do século XIX ao novo Millennium até ao futuro" (edições Almedina), coordenado pelo ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George, e que foi lançado, no dia 20 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian.
A obra, que constitui o primeiro volume de uma coletânea a ser lançada pela Sociedade Portuguesa de Saúde Pública, presidida pelo médico Francisco George, analisa os problemas de saúde pública que surgiram em Portugal desde 1850.
“A Regeneração e o tempo de Ricardo Jorge”, “O Estado Novo”, “A Revolução de 1974 e o Regime Constitucional de 1976”, “Novo Millennium” e “Desafios para o futuro. Uma nova era” são os títulos dos capítulos deste livro.
A obra reflete sobre problemas que fizeram a história da Saúde Pública como a peste do Porto, a tuberculose e a pneumónica, as epidemias de cólera, de febre-amarela, de tifo, a pandemia de VIH/SIDA, ou a COVID-19. Vai, pois, «até ao novo milénio, aos dias de hoje, mas prossegue até ao futuro em termos de antecipar aquilo que irá acontecer nas próximas gerações», disse à agência Lusa Francisco George.
O controlo da resistência aos antimicrobianos, a insistência na prevenção primária, a promoção da saúde mental, a adaptação de Portugal ao envelhecimento e diminuição da população, ou a redução da pobreza, são alguns dos desafios para o futuro apresentados neste livro.
[2023-03-21]