O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Pedro Dinis Parreira, acaba de obter o título académico de agregado na área científica de Ciências e Tecnologias da Saúde e Bem-Estar - Especialidade em Enfermagem, que lhe foi conferido pela Universidade de Évora (UÉ), após dois dias a apresentar provas públicas (16 e 17 de fevereiro) que demonstraram a qualidade do currículo académico, profissional, científico e pedagógico do candidato.
Obrigatório no ensino politécnico para aceder à categoria de professor coordenador principal, o título de agregado atesta, também, a capacidade de investigação e aptidão para dirigir e realizar trabalho científico independente (decreto-Lei n.º 239/2007, de 19 de junho).
A apreciar as provas apresentadas pelo candidato Pedro Parreira, o júri, que lhe atribuiu o título por unanimidade, foi constituído pelos professores Manuel José Lopes (UÉ), que presidiu, João Alves Apóstolo (ESEnfC), Wilson Jorge Correia de Abreu (Escola Superior de Enfermagem do Porto), Sónia Maria Ferreira Dias (Universidade Nova de Lisboa), Maria Luísa Torres Queiroz de Barros (Universidade de Lisboa) e Soumodip Sarkar (UÉ).
Professor coordenador, doutorado em Gestão e pós-doutorado em Ciências da Enfermagem, Pedro Parreira é coordenador executivo do TecCare, eixo de desenvolvimento estratégico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida na ESEnfC, que visa aliar o conhecimento e a prática clínica à investigação experimental desenvolvida no ensino superior no domínio das tecnologias dos cuidados de saúde, visando a inovação e a transferência de conhecimento para uma melhoria da saúde prestada às populações.
O novo professor da ESEnfC com título de agregado tem, nos últimos anos, obtido vários prémios e distinções como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Entre eles, o Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano (instituído pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), o prémio de reconhecimento da excelência da investigação em Enfermagem realizada durante a pandemia (atribuído pela Sigma Europa a uma equipa de investigadores por si liderada), ou o Prémio Investigação atribuído pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros.
[2023-02-22]