Provedores do Estudante de instituições de ensino superior públicas e privadas do país reúnem-se, amanhã (dia 3 de fevereiro), nas instalações da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (Politécnico de Coimbra), em São Martinho do Bispo, com o objetivo de discutirem "Iniciativas institucionais para prevenir e combater o abandono no Ensino Superior".
Professor Manuel Chaves é o Provedor do Estudante da ESEnfC
Este é o tema do encontro, organizado pelas provedorias do Estudante das instituições de ensino superior de Coimbra – ESEnfC, Politécnico de Coimbra, Universidade de Coimbra, Escola Universitária Vasco da Gama e Instituto Superior Miguel Torga –, em ligação com a Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior.
A iniciativa, em cuja sessão de abertura (10h00) é aguardado o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, decorre, ao longo do dia, no Auditório António Arnaut, onde estarão, entre outras personalidades, o Presidente da ESEnfC, Fernando Amaral, e o Provedor do Estudante da instituição, Manuel Chaves.
O programa da iniciativa, de onde sairá um documento orientador e de reflexão, compreende, ainda no período da manhã, uma sessão plenária subordinada ao tema "O Abandono no Ensino Superior: Algumas Reflexões”, com a intervenção de Ana Maria Seixas, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Já de tarde, o encontro prosseguirá com painéis de discussão paralela, que envolverão, separadamente, representantes das instituições de ensino superior, das associações de Estudantes e dos provedores do Estudante.
Dos registos dos painéis, cujas conclusões serão apresentadas ao grupo alargado, e do debate, sairá um documento de reflexão sobre este tema.
[2023-02-02]