A atividade do projeto “CONVIDAS”, através do qual a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) obteve, em 2022, a certificação do respetivo Sistema de Gestão da Conciliação (SGC), é para «continuar» e «vai estar integrada no sistema interno de garantia da qualidade» da instituição.
Esta é a certeza do Presidente da ESEnfC, António Fernando Amaral, manifestada durante a cerimónia de certificação do SGC segundo a norma NP 4552-2016, que valida as práticas adotadas pela organização no que respeita à articulação entre vida profissional, familiar e pessoal dos trabalhadores, considerada uma prioridade no âmbito das políticas públicas para a igualdade de género.
«Quando se fala de responsabilidade social, pensamos sempre no ambiente, ou na eficiência económica, e esquecemo-nos, muitas vezes, das pessoas. O sistema de conciliação é isto: é centrar o pensamento gestionário também nas pessoas», afirmou o Presidente da ESEnfC, na cerimónia realizada no dia 23 de novembro.
Na sessão pública, incluída no programa do “I Encontro Projeto CONVIDAS da ESEnfC: Conciliação, igualdade e bem-estar organizacional: partilha de experiências”, estiveram, também, presentes a representante da Bureau Veritas (entidade certificadora), Carla Lima, e os elementos da equipa multidisciplinar da conciliação da ESEnfC, Cristina Veríssimo, Dina Marques, João Nuno Oliveira, Conceição Alegre de Sá e Manuela Frederico Ferreira.
Anabela Vaz Ribeiro (Pedra Base Consultoria e Formação) proferiu a conferência “A trilogia conciliação, igualdade e bem-estar organizacional na perspetiva da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Assistiu-se, ainda, ao painel “Projetos SGC e Planos para Igualdade: Partilha de Experiências”, onde se falou das iniciativas nesta matéria adotados pela ESEnfC, pelo Instituto Politécnico de Portalegre e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A certificação do SGC da ESEnfC é resultado do projeto “CONVIDAS”, aprovado pelo Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA 2020) e financiado pelo Compete 2020 e Portugal 2020 (acordo de parceria entre o Estado português e a Comissão Europeia).
O “CONVIDAS” integra um conjunto de objetivos e atividades nas áreas das “Boas Práticas Laborais”, “Apoio Profissional e Desenvolvimento Pessoal” e “Serviços e Benefícios”.
O projeto conta com a participação de uma vasta equipa (elementos da comunidade educativa), que tem vindo a colaborar na implementação das medidas promotoras de boas práticas na área da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
[2022-12-07]