Um projeto de três ex-alunas e de uma estudante de licenciatura da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), que visou «ajudar crianças e jovens refugiados em Portugal, no âmbito da higiene e da proteção/prevenção de infeções e problemas consequentes das condições sanitárias ou económicas que possuem», obteve, em 2022, financiamento do movimento Transforma Portugal.
“O Ninho da Proteção”, assim se chama o projeto de Margarida Caetano, Diana Sá, Liliana Domingos e Margarida Soares, acabou por focar-se «em grávidas e em famílias com crianças entre 1 e 3 anos de idade», às quais «foram distribuídos kits com bens essenciais, desde fraldas, cremes hidratantes, pasta e escovas de dentes a alimentos essenciais para a faixa etária».
Segundo refere Margarida Caetano, «simultaneamente, realizou-se uma intervenção educativa, onde foram abordados o tema da higiene, problemas que podem decorrer da falta desta, sinais de alerta, entre outros tópicos pertinentes».
«O nosso objetivo era ajudar o máximo de famílias que conseguíamos, através do financiamento fornecido para que estas não se encontrassem sobrecarregadas nesta fase, dado que são necessários muitos bens e investimento para o desenvolvimento adequado das crianças», prossegue Margarida Caetano, ao desejar «que a aluna Margarida Soares continue a dar continuidade a este projeto de que muitos ainda poderão beneficiar».
O projeto “O Ninho da Proteção” está associado ao Projeto Saúde sobre Rodas, parceria da ESEnfC com a Associação Integrar.
[2022-12-22]