Os professores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Luís Batalha e Jorge Apóstolo (na foto), estão a participar num projeto europeu que utiliza o vídeo 360º como ferramenta de aprendizagem para estudantes e profissionais desenvolverem competências de comunicação em cuidados de saúde pediátricos.
O objetivo deste projeto, cofinanciado pela União Europeia, será permitir que estudantes (de disciplinas como Enfermagem, Medicina e Psicologia) desenvolvam e treinem habilidades de comunicação a partir de cenários gravados e coconstruídos de forma colaborativa com cuidadores, crianças e pais, tendo como foco principal de atenção as especificidades dos mais pequenos (idade, desenvolvimento psicomotor e cognitivo).
Este instrumento pedagógico será parte integrante de um sistema de ensino híbrido – com momentos de contacto presencial e outros a partir de uma plataforma de aprendizagem digital – que está a ser construído por um grupo de cinco instituições europeias, no qual a ESEnfC e a respetiva Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) se incluem.
Liderado pelo Departamento Paramédico da Haute Ecole Libre Mosane (Bélgica), o projeto, denominado “SIMUCARE‐Immersion - Imersão 360° com o paciente parceiro para mobilizar os conceitos e competência comunicacional em pediatria na formação inicial na área médica e paramédica” envolve a parceria de mais três instituições de ensino superior: também a Faculdade de Medicina da Universidade Côte D'Azur (França), a Faculdade de Psicologia, Fonoaudiologia e Ciências da Educação da Universidade de Liège (também na Bélgica) e a Universidade de Medicina e Farmácia Iuliu Hatieganu Cluj-Napoca (Roménia).
O projeto SIMUCARE‐Immersion «centra‐se numa ferramenta de simulação pouco descrita e estudada, o vídeo 360°», mas que «é particularmente adequada para envolver os alunos em situações profissionais próximas da realidade, possibilitando uma experiência que permitirá desenvolver habilidades comunicacionais verbais e não verbais, como a postura, empatia, assertividade e reflexividade», refere o investigador Luís Batalha, que coordena a participação da ESEnfC nesta iniciativa.
Para o professor Luís Batalha, especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, o projeto segue «a tendência de os cuidados em saúde integrarem o paciente nas suas equipas» e, bem assim, «de, no ensino superior, se envolver o paciente como parceiro na investigação e na coconstrução de atividades de aprendizagem». Um envolvimento que, conclui o investigador da ESEnfC, «irá melhorar a saúde das populações e criar ambientes de ensino mais humanistas».
O projeto, para três anos (a concluir em 2025), é cofinanciado pela União Europeia, através do programa Erasmus +.
[2022-10-28]