A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebe, amanhã (dia 19 de outubro), o galardão EcoCampus, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) à área onde se concentram os edifícios e terrenos do polo B, na freguesia de São Martinho do Bispo, e que são partilhados com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC/IPC), também premiada.
Esta distinção resulta de uma candidatura ao novo programa da ABAE (EcoCampus), considerado «um processo suplementar ao Eco-Escolas, que promove a melhoria contínua da gestão ambiental» dos campi das instituições de ensino superior (IES), bem como «a adoção de comportamentos sustentáveis nas comunidades académica e local».
Aquando da candidatura EcoCampus, as IES apresentam informações sobre a gestão ambiental, fotografias, anexos e descrição do campus, e bem assim sobre a estratégia de sustentabilidade para um triénio, em articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A sessão de amanhã, no âmbito da qual será entregue a Bandeira Verde EcoCampus a mais treze escolas integradas em nove campi, começa pelas 14h30 (ver programa), no Auditório António Arnaut, espaço comum da ESEnfC e da ESTeSC.
Na abertura da cerimónia “1º Galardão Eco-Escolas do Ensino Superior e EcoCampus” intervirão os presidentes da ABAE, da ESEnfC e da ESTeSC, respetivamente José Archer, Fernando Amaral e Graciano Paulo. Falarão, igualmente, a pró-presidente do IPC, Lúcia Simões Costa, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e o representante da Agência Portuguesa do Ambiente, Augusto Serrano.
Com este encontro, a ABAE pretende, também, reconhecer um conjunto de 56 IES que trabalharam com sucesso o programa Eco-Escolas em 2021-22, assim como divulgar boas práticas ambientais.
As atividades terminam com uma visita guiada ao campus partilhado pela ESEnfC e pela ESTeSC (17h00-17h30).
A ESTeSC/IPC foi a primeira instituição de ensino superior em Portugal a obter a distinção Bandeira Eco-Escolas.
Desde o ano letivo de 2019-2020 que a ESEnfC é, também, distinguida pela ABAE com o Galardão Bandeira Verde, como reconhecimento pelas atividades realizadas com vista à educação ambiental e a tornar mais sustentável o dia-a-dia da comunidade educativa.
[2022-10-18]