João Luís Alves Apóstolo, professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), está entre os investigadores mais citados de acordo com o ranking "World’s Top 2% Scientists 2021" organizado pela norte-americana Universidade de Standford, uma lista que, em termos nacionais, destaca apenas mais dois investigadores que publicam artigos científicos na área de Enfermagem.
Reconhecimento «reflete os avanços na investigação científica na área da Enfermagem» verificados em Portugal, diz João Apóstolo
Coordenador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), que é acolhida pela ESEnfC, João Luís Alves Apóstolo considera que «este reconhecimento internacional reflete os avanços na investigação científica na área da Enfermagem que se têm desenvolvido em Portugal», em particular no centro que lidera.
«É, ainda, um reconhecimento das equipas e dos investigadores da UICISA: E, que têm sabido captar fundos que potenciam o desenvolvimento da investigação e inovação em enfermagem para responder a problemas complexos e melhorar a vida e a saúde das populações», afirma, também, João Luís Alves Apóstolo, ao sublinhar que, «mais do que pessoal, este reconhecimento é coletivo e o seu valor só se materializa no valor que pode representar para os cidadãos e para a área da Enfermagem».
Docente na instituição desde 2001, João Luís Alves Apóstolo foi o primeiro professor do ensino superior em Portugal a conseguir o título académico de agregado no ramo do conhecimento em Ciências de Enfermagem (2017). É pós-doutorado (2013) e doutorado em Ciências de Enfermagem (2008), dispondo de um mestrado em Adições e Patologias Psicossociais (2000), de uma especialização em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica (1997) e de uma pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde (2000).
Diretor do Portugal Centre for Evidence Based Practice (Centro de Excelência do JBI, da Austrália), João Luís Alves Apóstolo já recebeu mais de uma dezena de distinções. Pertence ao grupo de Declínio Cognitivo da EIPAHA – European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing) e integra a equipa coordenadora do consórcio Ageing@Coimbra.
O investigador da UICISA: E tem coordenado e integrado equipas multidisciplinares de vários projetos de investigação financiados por fundos nacionais e internacionais, nas áreas do envelhecimento, dos cuidados de saúde informados pela evidência e das tecnologias de cuidados de saúde, fomentado assim o avanço do conhecimento na área científica de Enfermagem.
O “World’s Top 2% Scientists 2021", que agora o evidencia como um dos investigadores com trabalhos publicados que mais contribuíram para o avanço nas respetivas áreas do saber, apresenta resultados relativos a cerca de 190 mil cientistas de todo o mundo, de 22 áreas e 176 subáreas.
[2021-12-28]