A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) está, de novo, em 2021, entre os estabelecimentos mais procurados pelos candidatos ao ensino superior, ao preencher a totalidade das vagas disponibilizadas na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA).
De acordo com os dados ontem divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior, foram admitidos ao curso de licenciatura em Enfermagem (CLE) na ESEnfC 325 candidatos (mais três do que o numerus clausus fixado, de 322 vagas iniciais), sendo que a nota de candidatura do último colocado pelo contingente geral se situou nos 160,4 valores.
Uma nota que coloca a ESEnfC no top 5 das melhores médias de entrada (dos últimos colocados, entenda-se) nos cursos de Enfermagem dos estabelecimentos públicos: justamente na 5ª posição – sobe dois lugares em relação aos resultados do ano anterior, quando a média do último colocado foi de 132,8 valores –, num total de 21 licenciaturas. E isto com uma abissal diferença no número de vagas postas a concurso por cada instituição, todas elas com uma oferta de lugares inferior à da Escola de Coimbra.
Em 2021, o CLE da ESEnfC teve 1978 candidatos (que o escolheram entre 1ª e 6ª opção), o que representa 6,14 candidatos para cada uma das 322 vagas disponíveis.
Integração dos novos alunos de 11 a 13 de outubro
Na ESEnfC, o início do 1º semestre do ano letivo acontece, para os alunos do 1º ano do CLE, no dia 11 de outubro, estando a abertura solene das aulas marcada para o dia seguinte.
O 1º ano do curso funcionará no Polo B, em S. Martinho do Bispo, junto ao Hospital dos Covões (Hospital Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).
O período de integração dos novos alunos (1º ano de licenciatura) realiza-se entre os dias 11 e 13 do mesmo mês.
Entretanto, entre hoje (27 de setembro) e dia 1 de outubro, realizam-se as matrículas dos estudantes que agora ingressaram no CLE.
O processo de matrícula e inscrição no 1º ano é realizado através da Internet, em http://candidatos.esenfc.pt, quer à distância, quer na Escola (Polo B), sendo que no último dia reservado para este efeito só é possível fazer a matrícula presencialmente (também nas instalações do Polo B).
Para os interessados, a apresentação da candidatura à 2ª fase do CNA de 2021 – que coloca a concurso as vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso, bem como os lugares ocupados na 1ª fase em que não se concretizou a matrícula e inscrição, ou as vagas libertadas em consequência da recolocação na 2ª fase de estudantes colocados na 1.ª fase (ver nota da DGES) – decorre de 27 de setembro a 8 de outubro.
[2021-09-27]