Está a começar o ano letivo de 2021-2022 e, com ele, a formação de dinamizadores do programa de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar Mais Contigo.
Nos últimos dias, em dois cursos, foram formados mais 48 profissionais de saúde – das administrações regionais de Saúde do Centro, Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Norte – que irão implementar o Mais Contigo junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, que constituem a população-alvo deste programa apoiado financeiramente pelo Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.
Estão, ainda, previstos dois outros cursos no próximo mês, um em Guimarães e outro no Funchal, onde, no presente ano letivo, será iniciado o Mais Contigo.
Em atividade desde 2009, primeiro a nível regional e nos últimos anos já com dezenas de parceiros pelo país, o programa Mais Contigo, da responsabilidade da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, com forte contributo também do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência.
Cerca de 8 mil adolescentes, de 127 escolas e colégios de norte a sul do país, participaram, no ano letivo 2019-2020, no programa, cujo balanço das intervenções do ano letivo de 2020-2021 será apresentado, já no dia 29 de setembro, no X Encontro Mais Contigo.
[2021-09-15]