A professora e ex-Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Maria da Conceição Bento, foi nomeada diretora-geral do Ensino Superior, em regime de substituição, num despacho assinado a 29 de julho pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e publicado dias depois (9 de agosto) em Diário da República.
A docente, doutorada em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa e especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica, foi designada para o exercício do cargo, que se encontrava vago desde a saída do lugar do então responsável João Queiroz (cujas funções haviam sido delegadas na subdiretora-geral, Ângela Gonçalves), para garantia do «normal e eficaz funcionamento da Direção-Geral do Ensino Superior», até à conclusão do concurso público para recrutamento do novo titular do cargo, lê-se no despacho.
Para a escolha de Maria da Conceição Bento, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior refere que a docente da ESEnfC «evidencia a experiência profissional, a competência técnica, a aptidão e a formação adequadas ao exercício do cargo».
Presidente da ESEnfC entre 2006 e 2018, Maria da Conceição Bento, que já liderara a Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto (de 2003 a 2006), foi membro do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), onde representou as escolas de Enfermagem não integradas. Representou, também, o CCISP no Conselho Nacional para os Problemas da Droga, das Toxicodependências e do Uso Nocivo do Álcool, no Fórum Nacional Álcool e Saúde, na Comissão de Reconhecimento de Graus Académicos Estrangeiros, no Conselho Consultivo para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, criado pelo Ministério da Saúde, e no Conselho Nacional de Saúde.
Maria da Conceição Bento foi membro da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde e do Conselho Nacional de Saúde (também em representação do CCISP), tendo, ainda integrado o grupo de trabalho Health Services and Public Health, presidido pelo professor de Medicina José Pereira Miguel, no âmbito da iniciativa Health in Portugal: a challeng for the future, da Plataforma Gulbenkian para um Sistema de Saúde Sustentável.
Ao nível da projeção internacional, Maria da Conceição Bento presidiu à Assembleia Geral do Capítulo Phi Xi, da Sigma Theta Tau International e foi vice-presidente primeira para a Região Europa da Associação Latino-Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem, organismo que representou no GANES (Global Alliance for Leadership in Nursing Education and Science).
Em 2012, a antiga Presidente da ESEnfC foi distinguida com o Título Honorífico de Professora Visitante da Universidade Católica Los Ángeles de Chimbote (Peru), ano em que, a nível local, recebeu o título de Profissional do Ano, pelo Rotary Club Coimbra – Olivais.
A internacionalização e a cooperação (sobretudo com os PALOP), a investigação e a qualificação do corpo docente, a inovação e o empreendedorismo, a prestação de serviços à comunidade e a formação integral de enfermeiros, foram apostas dos mandatos de Maria da Conceição Bento.
Foi sob a sua direção que, em 2017, o Ministério da Saúde distinguiu a ESEnfC com a Medalha de Serviços Distintos Grau "Ouro", considerando a instituição «uma referência nacional e internacional no desenvolvimento e afirmação da disciplina de Enfermagem».
Em abril de 2018, o Conselho Geral da ESEnfC exarou um voto de louvor, por unanimidade e aclamação, à professora Maria da Conceição Bento, pelo desempenho que teve nos três mandatos como Presidente da instituição, ao longo de 12 anos consecutivos.
[2021-08-09]