A professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Maria da Conceição Bento, prestou, ontem, provas de doutoramento em Enfermagem, tendo sido aprovada ao defender uma tese onde procura contributos para a definição de um modelo organizacional dos cuidados às pessoas dependentes no autocuidado e seus cuidadores, em contexto domiciliário.
O estudo realizado pela docente da ESEnfC, cuja tese, orientada pelo professor Abel Avelino de Paiva e Silva, foi apresentada à Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Ciências da Saúde, teve por objetivo identificar as necessidades de cuidados das pessoas dependentes no autocuidado que vivem em suas casas, que cuidados lhes são efetivamente prestados e quem os presta.
«O envelhecimento da população portuguesa irá acentuar-se no futuro (INE, 2020) e será potencialmente acompanhado do aumento da prevalência de pessoas dependentes no autocuidado e de cuidados de terceiros. Esta situação é suscetível de resultar no aumento da necessidade de cuidados continuados. É desejável, e reúne cada vez maior consenso, a ideia de que a resposta em cuidados continuados deve priorizar e privilegiar os cuidados domiciliários. Esta realidade exigirá novos modelos de cuidados e/ou reforma dos existentes. Pensá-los exige investigação que permita uma melhor compreensão das necessidades das pessoas dependente a viver em casa, e de como se pode garantir completude de cuidados», lê-se na nota-resumo da tese de Maria da Conceição Bento.
[2021-07-23]