Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), de vários níveis de ensino clínico, estão a colaborar no Centro de Vacinação COVID-19 da cidade, instalado no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia (Praça Heróis do Ultramar).
A atividade ali desenvolvida pelos estudantes de Enfermagem centra-se, num primeiro momento, no acolhimento dos utentes, por centro de saúde de origem, e na ajuda no preenchimento de um questionário de identificação de contraindicações e precauções relacionadas com a vacinação. Segue-se o acompanhamento das pessoas a um dos 15 pontos de vacinação disponíveis, depois de verificados os requisitos necessários (validação do questionário) por uma equipa médica, e, finalmente, a vigilância dos utentes após a vacinação, durante um período de 30 minutos.
«Além de permitir participar numa tarefa imprescindível de âmbito nacional e internacional para o combate à COVID-19», esta colaboração «proporciona aos estudantes o contacto com uma equipa multiprofissional de saúde», reforça «o treino em competências de comunicação interpessoal e de outras áreas da comunicação anteriormente desenvolvidas em oficinas de trabalho», afirma o responsável pelo Ensino Clínico de Fundamentos de Enfermagem - Bloco Comunidade, professor Manuel Chaves que, desde final de março, assume o planeamento e organização dos estudantes neste trabalho de cooperação, previsto até dia 31 de julho.
A orientação dos estudantes é feita de forma partilhada, envolve cerca de 18 professores da ESEnfC e os enfermeiros presentes no Centro de Vacinação COVID-19 de Coimbra, coordenados pelos profissionais Sofia Lemos e José Sarmento (Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego).
Esta colaboração resulta da «excelente relação de parceria» estabelecida com a Administração Regional de Saúde do Centro, refere, por sua vez, a coordenadora do Gabinete dos Ensinos Clínicos e vice-presidente da ESEnfC para a Área Académica, Maria do Céu Carrageta.
[2021-04-26]